Coragem para Liderar

Já faz alguns dias que o Grupo BITTENCOURT falou aqui sobre o Simon Sinek e a palestra dele na Convenção da International Franchise Association. O que eu não se sabia, é que as palavras dele estariam ressoando tão fortemente poucas semanas depois. Acho que todos que lideram empresas e equipes devem estar sentindo como nunca foi tão necessário ter coragem para liderar.

 

Um momento como esse fragiliza os negócios, a economia, e principalmente as pessoas. Aquelas mesmas que fazem os negócios e a economia girarem.

 

Em momentos de instabilidade é no olhar para elas que vamos nos fortalecer. Não é hora de egos e hierarquias. É hora de se aproximar e ouvir. O cenário mudou de forma tão drástica que cada um foi atingido de uma forma. Todos perderam suas certezas. E ignorar que os medos existem não é a melhor forma de reagir à crise. Empatia e paciência para ressignificar emoções nesse momento delicado.

 

Nomear as dores dos clientes, funcionários e franqueados, é o primeiro passo para seguir em frente. Endereçar as angústias e então passar para o pensar nas soluções. De alguma forma, os planos do início do ano jazem no coração e nos orçamentos que ficaram obsoletos em tão pouco tempo.

 

Coragem para liderar. Coragem de parar e ouvir. E tomar decisões difíceis. Empresas com foco expansionista podem sentir mais pois a aversão ao risco vai ser forte. Quem persistir em empreender nesse momento pode conseguir algumas concessões, mas não sabe exatamente o que vai encontrar lá na frente.

 

Algumas associações já começaram a endereçar temas importantes junto ao poder público – pressão para alívio da carga tributária, desoneração da folha de pagamentos, redução de juros para dizer algumas das demandas. O próprio poder público já começou a tomar suas medidas. Independentemente de ideologias, o foco é em sobrevivermos.

 

E os franqueadores? Coragem para liderar seus franqueados que serão impactados de forma importante pela falta de circulação dos consumidores nos grandes centros e pelo fechamento compulsório de suas lojas. Negociação de prazos de pagamentos com fornecedores, com a própria franqueadora quando fornecedora principal da rede e por que não, isenção dos royalties. Foco em manter a saúde dos negócios e dos empresários que apostaram em suas marcas. Coragem para liderar.

 

Coragem para focar na essência do negócio. E fazer valer algo que temos repetidamente falado no mundo dos negócios. Olhar para dentro. Quando a liderança estiver solitária demais, é hora de revisitar os porquês. Por quê criou o negócio, porque insiste nele mesmo num país como o nosso, tão desafiador. Revisitar os valores centrais da marca ajuda muito na comunicação e tomada de decisões com mais segurança do caminho que se está tomando. É no nosso propósito, nos nossos valores que vamos encontrar as respostas. Coragem, e vamos liderar.

 

Claudia Bittencourt, sócia fundadora e diretora geral do Grupo BITTENCOURT

 

 

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Claudia Bittencourt

Por trás de uma grande rede de franquias existe sempre um grande empreendedor

Por trás de uma grande rede de franquias existe sempre um grande empreendedor

O candidato a uma franquia precisa conhecer o que levou a rede de franquias que escolheu a obter o sucesso. Analisando a história de muitas redes de franquias de...

Ver mais

Mais comunicação e menos conflito

Mais comunicação e menos conflito

Que a comunicação eficaz é muitas vezes a solução de problemas que poderiam ser evitados ou ao menos minimizados, todos sabem. No...

Ver mais

Autonomia e Controle – Paradoxo ou necessidade de andar junto?

Autonomia e Controle – Paradoxo ou necessidade de andar junto?

Muito se fala hoje em empresas com equipes auto gerenciáveis sem hierarquias e colaborativas.   Que esse modelo é o futuro da gestão das...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você

-->