Como funcionam as Redes Sociais no franchising

Independente da estratégia, todas elas são traçadas com uma certeza: hoje as redes sociais são consideradas os principais canais de interação do usuário com a marca

Franquia

Hoje em dia é impossível ficar fora das Redes Sociais e esse assunto sempre gera dúvida no mercado de franquias. É comum se sentir em uma encruzilhada quando o assunto é escolher as melhores estratégias digitais. Não há regra fixa, mas geralmente encontramos dois cenários: o primeiro é aquele em que a estratégia e o conteúdo gerados são gerenciado exclusivamente pela franqueadora, sistema muito utilizado pelas maiores Redes de Franquias de produtos. O segundo é a estratégia de administrações independentes, que é mais utilizadas nos segmento de serviços.

Independente da estratégia, todas elas são traçadas com uma certeza: hoje as redes sociais são consideradas os principais canais de interação do usuário com a marca. Por isso, pensar com cuidado em cada conteúdo que será divulgado se torna uma tarefa importante, que deve ser desenvolvida por especialistas do assunto. Esse profissional precisa levar a marca a interagir em diversos canais, a fim de engajar e oferecer conteúdo relevantes para atrair novos clientes, portanto é essencial que ele esteja por dentro de tudo que envolve o modelo de negócio da Rede Franqueada.

Em busca desse trabalho, algumas franqueadoras optaram com sucesso pelas terceirizações. Mas, existem também aquelas que preferem trabalhar a estratégia e a gestão dentro do próprio departamento de marketing da franqueadora e, em sua maioria, não oferecem permissões para que as franquias criem o seu próprio canal de mídia social.

Tudo pode ser feito porém é imprescindível não esquecer que as Redes Sociais têm o poder de construir e de destruir a reputação de uma marca. Então, fique atento e faça com que as experiências negativas se revertam em fidelização do cliente. Corrija, resolva, se desculpe e encontre a solução para o problema ocorrido. Uma situação problemática bem conduzida e bem solucionada desperta surpresa e quase sempre causa uma boa impressão.

São muitos os avanços do marketing digital em relação às estratégias de comunicação para Redes Sociais, principalmente com o crescimento do Inbound Marketing  e o Growth Hacking. Saber que hoje quase ninguém está fora das Redes Sociais já é um passo na direção dessas descobertas.

Para ajudar nessa caminhada separei alguns pontos importantes para questionar a franqueadora e descobrir em qual cenário você deverá trabalhar a sua Rede Social com sucesso.

1)      Site: é responsivo? Está integrado com diversos canais? Como é feito a gestão de contatos (leads) desse canal? A franquia tem um subdomínio próprio? Como é feita a atualização do mesmo?

2)      Planejamento digital: Quais os conteúdos gerados? Qual o perfil do usuário? O que eles querem, pensam e ouvem sobre a marca? Quais desafios a marca quer solucionar e como comunicar isso nas Redes Sociais?

3)      Redes Sociais: Cada franquia possui a sua página ou o canal pertence exclusivamente a franqueadora?

4)      Gestão de contato: Como os contatos são direcionados para as franquias? Quem é responsável em relacionar e engajar com o lead gerado?

5)      Sistemas: Quais os sistemas utilizados para gerenciamento dos contatos? A franquia tem liberdade em contratar outro sistema ou algum que a franqueadora ainda não utiliza? Ao contratar é possível fazer integração com os canais que pertencem a franqueadora ou a franquia?s que pertencem a franqueadora ou a franquia?

Se você se sentiu provocado com este texto, bingo ! Esta foi a nossa intenção, desejamos sucesso e vamos caprichar nas mídias sociais.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Ernani Assis

Franquias de nicho, os benefícios dentre as milhares de opções do Franchising

Franquias de nicho, os benefícios dentre as milhares de opções do Franchising

Ao começar a olhar para as oportunidades de franquias e se esta for a sua primeira pesquisa, você rapidamente reconhecerá as marcas que você...

Ver mais

3 dicas para a sua Franquia em 2019

3 dicas para a sua Franquia em 2019

Dê uma olhada nas três dicas super valiosas que podem ser uma ótima maneira de alavancar seu negócio ou usar novas informações...

Ver mais

Quatro dicas para quem vai comprar uma franquia

Quatro dicas para quem vai comprar uma franquia

O Franchising tem crescido de forma constante ao longo dos anos. Franqueadores são vistos por muitas almas esperançosas como os “salvadores”...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você