Como empreender no Franchising com segurança?

Há quem diga que o cenário econômico atual está no fundo do poço. Outros, porém, dizem que ele já esteve pior, e já até vislumbram sinais de recuperação. Independentemente de olharmos o copo meio cheio ou meio vazio, o fato é que entre as consequências da crise é possível encontrarmos algumas oportunidades, que não podem ser ignoradas. Afinal, a crise, mais cedo ou mais tarde, há de passar, e o que vai ficar será justamente o legado das decisões que foram tomadas durante esse período nebuloso.

Para aqueles que cogitam abrir o seu próprio negócio, seja por necessidade ou por identificarem uma boa oportunidade, o sistema de franquias se consolida como uma opção bastante segura e estruturada, principalmente para os “empreendedores de primeira viagem”. Mesmo no franchising, existem alguns pontos que, quando considerados, podem ajudar a elevar ainda mais as chances de sucesso da futura empresa:

Reconheça os mercados que são, de fato, promissores

Precisamos ter em mente que o comportamento de compra das pessoas é algo altamente volátil e, portanto, está em constante mudança. Sendo assim, antes de abrir um negócio é importante estar atento às tendências daquele determinado momento, a fim de identificar quais as reais necessidades do público que se quer atingir. De uma forma geral, o momento atual de instabilidade econômica e política, juntamente com o aumento do desemprego, eleva a insegurança da população, que opta então por poupar e/ou adquirir produtos ou serviços mais baratos, ou ainda, investir em algo que possa lhes garantir maior segurança profissional, como cursos de capacitação e treinamento, por exemplo. A menos que você tenha o perfil de um investidor de risco, evite modelos de negócio “da moda”, isto é, que não se sustentarão no longo prazo.

Dica: evite fazer algo que você não gosta, afinal, para obter sucesso, será necessário trabalhar mais do que se imagina.

Prepare-se financeira e tecnicamente

Abrir um negócio próprio requer muito planejamento e estudo, e o ramo de franquias é uma boa opção justamente por oferecer essa consultoria financeira e operacional (dentre outros aspectos) sobre a montagem da nova empresa. Por isso, certifique-se de estar investindo em uma rede que ofereça previsões orçamentárias completas, incluindo investimento inicial, capital de giro e prazo de retorno do investimento. Verifique também se haverá suporte na contratação da equipe, montagem da estrutura física e, principalmente, no treinamento dos funcionários com as melhores práticas do mercado. Isso é fundamental para que você consiga medir o desempenho da sua nova franquia, além de garantir a qualidade do produto ou serviço prestado desde o início da operação.

Dica: consulte franqueados atuais da marca que pretende ingressar e verifique se o franqueador tem o reconhecimento da sua rede de franqueados. O Selo de Excelência em Franchising da ABF é um bom indicador. 

Aproveite as oportunidades

Empreender nada mais é do que identificar e aproveitar as oportunidades que estão no mercado, e o momento econômico atual, apesar de crítico, também oferece benefícios àqueles que querem montar o seu próprio negócio. É comum encontrar redes de franquias oferecendo descontos, parcelamentos ou outros incentivos comerciais para a aquisição de novas unidades. A negociação de pontos comerciais para a montagem de lojas, por exemplo, também costuma ficar mais fácil com o desaquecimento do setor imobiliário, e a própria contratação de mão de obra, dependendo do cargo buscado, pode ser impactada positivamente. Para este ponto, porém, vale aquele velho ditado que diz que "quando a esmola é muita, o santo desconfia". Por isso, por mais vantajoso que o negócio possa parecer à primeira vista, verifique sempre a saúde financeira e operacional da rede antes de investir. Marcas em constante expansão e com boa capilaridade costumam oferecer maior segurança.

Dica: pesquise, pesquise e pesquise. Invista tempo nesta fase do negócio. Isso feito, decida-se e vá em frente.

Prepare-se para o "casamento"

A montagem de um novo negócio não é algo que se decida do dia para a noite, e o impacto dessa decisão também será algo duradouro – assim desejo. Para tornar a relação saudável e longeva, é importante pesquisar, conhecer e planejar bem antes de finalmente optar pelo investimento. Procure franquias com histórico sólido no mercado, que invistam na marca e, de preferência, que possuam boa reputação no mercado, pois isso certamente vai ajudar a alavancar os resultados iniciais mais rapidamente. E finalizada a etapa do namoro, depois de conhecer de verdade a marca que se está abraçando, é necessário vestir a camisa da rede. O casamento entre franqueador e franqueado só dá certo se as regras de execução do negócio – que neste ponto já devem ser de pleno conhecimento do novo empresário – forem, de fato, seguidas. Os papéis da franqueadora e de seus franqueados são complementares, nunca antagônicos.

Dica: franquia é bom, exige comprometimento e engajamento do franqueado no dia a dia. Esteja preparado para uma nova vida. Uma vida empreendedora. E lembre-se, geralmente depois do casamento, vêm os filhos. Seja feliz!

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Décio Pecin Jr.

Brasil: preparados para o que der e vier

Brasil: preparados para o que der e vier

Profissionais e empresários brasileiros começaram o ano bem mais esperançosos com o Brasil. Ao menos é o que afirma uma pesquisa divulgada...

Ver mais

De empresário a franqueador: será que estou preparado para entrar no mundo do franchising?

De empresário a franqueador: será que estou preparado para entrar no mundo do franchising?

Empreender não é tarefa fácil. Franquear, muito menos. Para termos uma ideia do tamanho do desafio que é criar uma rede robusta, basta...

Ver mais

Apertem os cintos, ainda bem que o piloto sumiu!

Apertem os cintos, ainda bem que o piloto sumiu!

É interessante observar os diferentes pontos de vista sobre a crise brasileira. Alguns dizem que o país já está em crise há...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você