Como deve ser a administração fiscal e contábil de uma franquia - Artigos - Portal Sua Franquia - O Portal dos Bons Negócios

Como deve ser a administração fiscal e contábil de uma franquia

Enviado em 05/05/2014 às 08:44:57

Prolink Contábil alerta empreendedor a conhecer sobre aspectos contábeis e fiscais para não ter surpresas no futuro

O empreendedor sonha em abrir uma franquia. Porém, após a inauguração, o sonho pode se tornar um pesadelo se ele não enxergar as áreas contábil e fiscal com a importância que merecem. Afinal, se as regras não forem cumpridas e os diversos impostos pagos, o resultado é uma enorme dor de cabeça lá na frente.

Telmon Oliveira, coordenador de departamento de legalizações e comercial da Prolink Contábil, empresa que atua no ramo de contabilidade há anos e que possui diversos empreendedores em sua carteira de clientes, explica que é fundamental o empreendedor entender o quanto é necessário se organizar e saber o que, quando e quanto irá pagar em impostos e taxas.

“O empreendedor, tanto o franqueador, quanto o franqueado, devem saber que a contabilidade é importante para gerir seus negócios de forma eficaz e obter a rentabilidade esperada. É importante possuir um parceiro contábil com conhecimento para que todas as normas fiscais e contábeis sejam cumpridas, com o objetivo de minimizar riscos de atuações fiscais” e consequentemente ter que responder um auto de infração,  enfatiza.

Por isso, uma dica importante é a terceirização da administração contábil por um parceiro de confiança e com experiência no assunto. “Para cumprir a legislação fiscal e contábil de acordo com as normas em vigor, os empresários devem seguir um sistema de contabilidade e levantar periodicamente Balanço Patrimonial. Dessa forma, o parceiro fornecerá as informações necessárias para o fisco e também para a tomada de decisões e somente a contabilidade oferece dados formais e científicos que permitem atender a essa necessidade”, diz o coordenador.

Diferenciais das franquias

As franquias (somente os franqueados tem aspectos diferentes, por serem comércio varejista) possuem aspectos diferenciados das outras empresas, pois geralmente têm responsabilidades previstas em contrato e devem cumprir toda a legislação societária, fiscal, contábil e de folha de pagamento, pois “carregam” a marca que geralmente é conceituada em âmbito nacional e internacional.

Quanto aos impostos, tudo depende do enquadramento tributário. O comércio varejista, por exemplo, pode se enquadrar no Simples Nacional com uma alíquota de imposto que começa nos 4%. Essa é a grande diferença, pois geralmente a carga tributária das demais empresas é de 10 a 16%. “Cada caso deve ser analisado individualmente, pois  existem benefícios para empresas enquadradas como microempresas e empresas de pequeno porte, tais como: preferência em licitações, acesso ao juizado especial, dispensas de algumas formalidades na área trabalhistas, fiscalização de forma orientadora, benefícios bancários para aquisição de capital de giro, entre outros”, explica Telmon Oliveira.

Sobre Telmon Oliveira - Desde 2002 na Prolink Contábil, Telmon é coordenador de departamento de legalizações e comercial, sendo responsável pela estruturação de empresas, com foco em aspectos societários e tributários, bem como na consultoria em diversos assuntos contábeis. Graduado em direito, pela Universidade Nove de Julho, e técnico de contabilidade, Telmon possui diversos cursos na área fiscal e contábil, além de ter mais de 15 anos de experiência em estruturação de empresas, no que diz respeito a enquadramento societário e tributário, com ênfase em redução de tributos.

Sobre a Prolink Contábil - Criada em 1999, a Prolink Contábil (www.prolinkcontabil.com.br) oferece a seus clientes experiência, estrutura moderna, atendimento personalizado e tecnologia de última geração para oferecer serviços eficientes nas áreas: Administração contábil e fiscal; Regularizações em geral: aberturas, alterações e encerramentos; e Gestão de Folha de pagamento e benefícios. Os serviços da Prolink Contábil estão disponíveis para empresas dos mais variados segmentos, inclusive para empreendedores, profissionais liberais e start ups, que necessitam abrir empresas e administrar a parte contábil, independente de onde estejam localizadas. Entre os diferenciais, destacam-se uma completa estrutura tecnológica, que possibilita otimizar processos, interligar informações e auditar as rotinas, o que garante velocidade nas atividades operacionais, bem como a experiência da equipe de profissionais, que garante segurança e satisfação na prestação dos serviços contábeis.

por Telmon Oliveira, coordenador de departamento de legalizações e comercial da Prolink Contábil (www.prolinkcontabil.com.br), criada em 1999, em São Paulo.

 



Mais Artigos de Nossos Gurus


Tema:            Guru:

Conheça Nossos Gurus


Os Artigos + lidos

24 horas 7 dias 30 dias
    Clube Turismo
    Copyright © 2016 SuaFranquia. Todos os direitos reservados.