Como começar a implementação de um processo de governança em uma empresa familiar?

Por Alexandre Silva Rosa*

 

A escolha da estrutura de governança e sucessão familiar certa está intimamente ligada à forma como os membros da família se identificam com o negócio e é uma das chaves para a perenidade e longevidade das empresas familiares.

 

Nos últimos dois anos, o parentesco familiar/empresarial talvez tenha se tornado ainda mais profundo à medida que as famílias empresárias enfrentam a nova realidade. Muitos estão aproveitando esse momento de mudança importante para refletir sobre o propósito de suas empresas e uma visão renovada dos papéis que a empresa e a família podem desempenhar na sociedade em geral. A importância das prioridades não financeiras de uma empresa familiar, ou a sua riqueza socioemocional, são um dos seus principais diferenciais e vantagens competitivas a longo prazo. Não é surpreendente, então, que muitas empresas familiares estejam refletindo sobre seu propósito de negócios e papéis familiares, bem como sobre como poderiam estabelecer um planejamento sucessório adequado.

 

PUBLICIDADE

 

Decisões que importam

O caminho da governança não tem volta, porque todas as empresas vão ser pressionadas a colocar em prática os princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Dentro desse contexto, está o processo de tomada de decisão, que geralmente é mais difícil do que simples, principalmente quando há divergência de opiniões.

 

As decisões sobre o caminho a seguir, com os valores familiares como base, são importantes e complexas. Em sua essência, as estruturas de governança familiar devem ser vistas como ferramentas críticas para ajudar as famílias a se comunicarem, resolverem problemas e tomarem decisões sobre como a família afetará os negócios e como os negócios afetarão a família.

 

Há muitos benefícios na implementação de uma forte estrutura de governança de empresas familiares, mas um dos mais poderosos é a consistência que oferece no processo de tomada de decisão. Decisões que afetam materialmente o negócio - planejamento sucessório, mudanças de propriedade, liquidez e assim por diante - devem ser tomadas dentro dos limites de um modelo de decisão que equilibre a entrada de todas as partes interessadas. Uma estrutura de governança forte garantirá que essas decisões sejam tomadas no melhor ambiente possível.

 

Como as escolhas de governança afetam o desempenho?

A governança corporativa refere-se às estruturas e processos de direção e controle dos negócios e às relações entre a administração, conselho de administração, acionistas controladores, acionistas minoritários e demais stakeholders. Uma vez que a boa governança corporativa contribui para o desenvolvimento econômico sustentável, melhorando o desempenho das empresas, é imperativo que as empresas adotem boas estruturas de governança corporativa para permitir seu crescimento. As empresas familiares são uma forma de propriedade empresarial muitas vezes negligenciada no mundo de hoje, mas constituem a maioria das empresas. Isso significa que as famílias possuem uma parcela significativa dos negócios e podem influenciar decisões importantes no mundo dos negócios de hoje.

 

Há uma conexão entre o tamanho da empresa familiar, maturidade e tipo de estrutura de governança. As empresas familiares administradas pelo fundador ou pela segunda geração são mais propensas a contar com estruturas de governança familiar, enquanto as empresas familiares que tiveram sucesso ao longo de várias gerações tendem a adotar estruturas de governança mais próximas daquelas observadas em empresas de capital aberto.

 

A conexão entre as ferramentas de governança familiar, o grau de identificação dos membros da família com a empresa e o sucesso e crescimento da empresa familiar não pode ser negada. Com a estrutura e as ferramentas certas, é uma maneira poderosa de fortalecer os laços familiares e, sem dúvidas, aumentar o desempenho.

  Conheça os nossos gurus/colunistas do franchising

 

Como começar a implementar um processo de governança em uma empresa familiar?

O processo de estabelecimento de uma estrutura funcional de governança de empresa familiar é iterativo. Como tal, é importante começar por identificar as necessidades mais importantes que a família deseja resolver, instituindo um processo de governança mais formalizado. Solicitar informações sobre esse processo requer uma estrutura e uma divulgação cuidadosa. A parceria com um consultor confiável com experiência relevante pode ajudar a evitar armadilhas comuns e incorporar as melhores práticas no processo de desenvolvimento. Independentemente de onde a família e a empresa estejam em sua progressão, uma discussão sobre como implementar a governança é sempre um exercício que vale a pena.

 

Como pode perceber, para começar a implementar um processo de governança, é fundamental contar com uma empresa especialista e que seja referência no assunto. A GoNext Governança & Sucessão está há mais de uma década no mercado, gerando confiabilidade com uma abordagem corajosa e inovadora. Com metodologia própria, consultores sêniores e aproximadamente 200 projetos executados no Brasil e Estados Unidos, criamos os melhores caminhos para a administração da governança nas médias empresas familiares.

 

*SOBRE - ALEXANDRE SILVA ROSA

Alexandre Silva Rosa é Head de Franquias da GoNext Governança & Sucessão.

 

Sobre a GoNext Governança e Sucessão

Consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em aproximadamente 200 projetos atendidos no Brasil e nos Estados Unidos. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. A GoNext Governança e Sucessão foi fundada pelo CEO Eduardo José Valério, com mais de 25 anos de experiência como executivo, tendo atuado como C-Level de grandes companhias brasileiras. Site: www.gonext.com.br.

  

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

Artigos Alexandre Silva Rosa

Chaves para conduzir uma revisão de governança corporativa bem-sucedida

Chaves para conduzir uma revisão de governança corporativa bem-sucedida

  As organizações devem revisar sua governança como um todo de tempos em tempos, principalmente se alguns pontos problemáticos...

Ver mais

Confie no processo: as recompensas ao antecipar o planejamento sucessório

Confie no processo: as recompensas ao antecipar o planejamento sucessório

  Encontrar o próximo CEO é sempre uma tarefa intensiva e deve ser muito assertiva. Não é de surpreender que os clientes no meio do...

Ver mais

Os desafios da sucessão nas famílias empresárias brasileiras

Os desafios da sucessão nas famílias empresárias brasileiras

  Por mais que tentemos evitá-la, a morte é uma certeza da vida e os últimos anos que temos enfrentado marcaram um novo território...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você