Classificação geral no mercado de franquias

Franquia
É importante o conhecimento dos diversos tipos de franquia. Para o futuro franqueador, a fim de que possa bem situar-se no mercado de franquias, em face das características do negócio, que pretende ser franqueável. Do lado do franqueado, para melhor escolher sua atividade futura, frente às suas possibilidades e ao seu próprio perfil por ele mesmo traçado.

Vários são os critérios de classificação das franquias atualmente existentes. Pelo tipo de participação ou desempenho do canal, existem as franquias de distribuição de produtos ou de prestação de serviços (revenda de veículos ou combustíveis). Pela espécie de negócio formatado, podemos contar com as franquias de serviços ( limpeza, conserto, preparação de alimentos), prestados a pessoas físicas e jurídicas; franquias de varejo e de industria (fast-food, confecções, hotéis).

No que tange à utilização do ponto comercial, encontramos as franquias individuais ou isoladas, combinadas shop in shop, mini-unidades e franquias de conversão.

De acordo com a natureza dos serviços prestados pelo franqueador à sua rede, as franquias podem ser de 1ª a 3ª geração e já há quem admita as de 4ª e 5ª geração, dependendo do grau de sofisticação de sua estrutura assistencial.

Em função do processo de expansão da rede, as franquias podem ser unitárias, múltiplas, masters, de desenvolvimento de área, ou de mera representação.

No que concerne à remuneração percebida pelo franqueador de sua rede de franqueados, as franquias podem ser de distribuição, puras ou mistas.

Não existem franquias piores nem melhores. Tudo dependerá, preliminarmente, da exata compreensão das características do negócio a ser formatado e de seu perfeito enquadramento em um dos modelos pré-falados para que funcione a contendo, após um verdadeiro exame de consciência empresarial, de parte a parte.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Outros Artigos

Artigo: Transformação digital B2B — plataformas de compras revolucionam os negócios

Artigo: Transformação digital B2B — plataformas de compras revolucionam os negócios

Aqueles que revolucionaram a produção industrial no final do século de XVII jamais imaginariam a ruptura do que era feito para um sistema tão...

Ver mais

O ESG e o compromisso das empresas com questões ambientais, sociais e de governança

O ESG e o compromisso das empresas com questões ambientais, sociais e de governança

As letras ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) estão substituindo o termo sustentabilidade no mundo corporativo e, independente do setor, se...

Ver mais

Artigo: Cooperativismo, empreendedorismo Micro e pequenas empresas

Artigo: Cooperativismo, empreendedorismo Micro e pequenas empresas

O Governo de Transição tem como principais metas e promessas de campanha, as 11 Medidas do Governo Lula, pontos que fazem parte do programa e são...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você