Chaves para conduzir uma revisão de governança corporativa bem-sucedida

Por Alexandre Silva Rosa*

 

As organizações devem revisar sua governança como um todo de tempos em tempos, principalmente se alguns pontos problemáticos estão se tornando insuportáveis e potencialmente colocando em risco o sucesso e a reputação de sua organização.

 

Para melhor compreensão prática, a governança corporativa está ligada às regras de decisão de negócios, como uma forma de direcionamento dos mecanismos internos organizacionais por meio do estabelecimento de regras, envolvendo costumes, políticas, leis e instituições que influenciam o modo como uma corporação é controlada. É interessante observar que a governança corporativa é um termo “guarda-chuva” que interage tanto nas relações internas da empresa como com as partes externas interessadas. No entanto, considerando a importância da teoria da agência, a boa governança corporativa é em alguns pontos compreendida pelo ambiente político-econômico moderno, sendo direcionada para a maximização de valor da empresa e consequentemente com a maximização do lucro. Além disso, a temática governança corporativa vem ganhando espaço para estudos ainda nos dias atuais, considerando sua elevada importância por ser responsável por mudanças nos modelos de gestão, no desempenho e consequentemente no valor da empresa.

 

Aqui estão as chaves para conduzir uma revisão de governança bem-sucedida.

 

Estabeleça objetivos e propósitos claros para a revisão

Não entre em uma revisão de governança sem certificar-se de que você tenha a adesão das principais partes interessadas em relação à finalidade e aos objetivos da revisão. Mantenha-os à frente e no centro durante a revisão para que todos permaneçam na mesma página.

 

Não revise apenas as estruturas - observe também a cultura, as políticas e as práticas

Muitas pessoas pensam o seguinte - governança = um conselho de administração. Um conselho é apenas uma engrenagem em uma máquina de governança. Para que a máquina funcione de forma mais eficaz, todas as engrenagens principais precisam ser revisadas e consideradas. Isso inclui ir além da estrutura e explorar a cultura, políticas e práticas de governança.

 

Observe as principais práticas, mas implemente apenas aquelas que fazem sentido para sua organização exclusiva

É claro que queremos que nossas organizações sejam de ponta quando pudermos, mas as práticas de liderança nem sempre fazem sentido 100% do tempo. Colocar um pino quadrado em um buraco redondo pode ser frustrante e uma perda de tempo.

 

PUBLICIDADE.

 

Defina um processo e cronogramas para mudanças de governança

Assim que o conselho (e os membros, se for o caso) aprovar quaisquer mudanças em sua governança, crie um plano que estabeleça claramente quem precisa fazer o quê e quando. Aprovar as mudanças de governança é, na verdade, a parte mais fácil - implementar as mudanças normalmente envolve o verdadeiro trabalho pesado!

 

Monitorar as implicações e resultados das mudanças de governança feitas

Crie métricas e um sistema para medir o sucesso das mudanças de governança. Por exemplo, a redução no tamanho do conselho está resultando em reuniões mais eficientes e eficazes? Ou a nova estrutura de comitê simplificada está resultando em economia de tempo para funcionários e voluntários? Ou há uma lacuna no engajamento de novos membros desde que você se desfez de alguns capítulos?

 

Quando as empresas familiares constroem uma governança corporativa bem estruturada, seus processos são consistentes e sua imagem é fortalecida. Sendo assim, isso por si só já reduz diversos tipos de riscos, prevenindo problemas.

 

Por outro lado, em tempos de crise, como o que a Covid-19 tem motivado, as organizações que se norteiam por meio de uma governança passam por desafios menores. Afinal, têm mais credibilidade no mercado, maior facilidade de crédito e mais opções na negociação de dívidas.

 

Não espere até que haja uma crise para desencadear uma revisão da governança da sua empresa. Crie um cronograma para revisar sua estrutura, políticas e práticas a cada X anos. Isso garantirá que as engrenagens continuem a funcionar de forma eficiente e eficaz.

 

Conheça os nossos Gurus/colunistas do franchising

 

Se você entende que a governança da sua empresa não está funcionando como deveria, ou gostaria de implantá-la na sua empresa de forma desburocratizada, ou até mesmo fazer uma avaliação de seu conselho - não hesite em buscar uma empresa especializada no assunto.

 

Além de Consultoria em Governança e Sucessão, a GoNext Governança e Sucessão oferece metodologia completa de diagnóstico da estrutura, da dinâmica e das competências-chave do Conselho de Administração e dos seus membros. A avaliação apresenta os pontos de melhorias na performance, tanto do colegiado quanto individualmente, identificando gaps e agregando valor à atuação do Conselho.

 

SOBRE - ALEXANDRE SILVA ROSA*

Alexandre Silva Rosa é Head de Franquias da GoNext Governança & Sucessão.

 

Sobre a GoNext Governança e Sucessão

Consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em aproximadamente 200 projetos atendidos no Brasil e nos Estados Unidos. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. A GoNext Governança e Sucessão foi fundada pelo CEO Eduardo José Valério, com mais de 25 anos de experiência como executivo, tendo atuado como C-Level de grandes companhias brasileiras. Site: www.gonext.com.br.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

Artigos Alexandre Silva Rosa

Como começar a implementação de um processo de governança em uma empresa familiar?

Como começar a implementação de um processo de governança em uma empresa familiar?

  A escolha da estrutura de governança e sucessão familiar certa está intimamente ligada à forma como os membros da família se...

Ver mais

Confie no processo: as recompensas ao antecipar o planejamento sucessório

Confie no processo: as recompensas ao antecipar o planejamento sucessório

  Encontrar o próximo CEO é sempre uma tarefa intensiva e deve ser muito assertiva. Não é de surpreender que os clientes no meio do...

Ver mais

Os desafios da sucessão nas famílias empresárias brasileiras

Os desafios da sucessão nas famílias empresárias brasileiras

  Por mais que tentemos evitá-la, a morte é uma certeza da vida e os últimos anos que temos enfrentado marcaram um novo território...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você