Atalhos nos negócios: nem sempre o resultado é positivo

Os atalhos, de maneira geral, são caminhos mais curtos que nos levam ao destino em que esperávamos chegar pelo trajeto tradicional

Porém, é preciso sempre avaliar a possibilidade de um atalho com calma, para verificar se é a melhor opção, na prática. No mundo corporativo, cabe a mesma mensagem: muitas vezes, cortar etapas que poderiam tornar-se diferenciais pode prejudicar a entrega e o resultado do projeto.

É preciso entender, inicialmente, que cortar ou pular etapas não é o mesmo que otimizá-las. A otimização tem por objetivo tornar excelente uma etapa do modelo tradicional. Os atalhos no ambiente dos negócios podem se traduzir em economizar recursos, tempo ou processos necessários para se chegar a um determinado resultado, diferentemente de otimizá-los. Porém, antes de aceitar um atalho, é importante certificar-se de que os valores e a filosofia da marca não serão negligenciados.

Em se tratando de atalhos, um dos mais conhecidos no ambiente profissional é a redução do tempo de planejamento. Muitas vezes visto como um investimento de tempo desnecessário, o planejamento pode antecipar falhas no momento da entrega de um projeto. Se o todo do projeto tivesse sido pensado, visualizado e planejado, possíveis problemas poderiam ter sido identificados antes mesmo de acontecerem, facilitando soluções. Por isso, reduzir a etapa do planejamento, pode não ser um bom atalho.

No segmento de franquias, o fato de o empreendedor receber o know-how necessário para gestão e operação de uma empresa pode até parecer, a princípio, um atalho. Ele receberá conhecimentos e informações que levaria anos para adquirir e um suporte e treinamento que valem pela experiência que ele ainda não possui. No entanto, esse guia de processos e orientações não deve ser visto como pular etapas. O benefício do modelo de franquias é otimizar a entrada de um empreendedor em um universo que ele ainda não conhece, o que não anula o dever de casa de se aprofundar, conhecer  e viver a marca.

No processo de cotação de uma franquia, não é raro que, ao ser orientado a conhecer mais profundamente a região em que atuará, o empreendedor opte por utilizar um programa, como o Google Earth. A tecnologia pode sim ajudar, desde que seja complementar. Neste caso, esse tipo de atalho pode privar o futuro investidor de conhecer a área, suas particularidades, sentir o território, as principais necessidades e já adquirir relacionamento com o futuro cliente. Negligenciar o conhecimento da área pode prejudicar o plano de negócios.

Outro bom exemplo é, ao receber a indicação de um fornecedor homologado, já testado pela franqueadora, o empreendedor decidir buscar por conta própria e fechar com um fornecedor que ofereça menor custo, porém sem referências. Este também é um atalho, que pede atenção para a garantia de segurança de entrega e de qualidade.

O principal cuidado na escolha de atalhos deve ser com a proposta da marca, com a padronização, com a entrega de valor e a diferenciação. Todos esses itens devem ser preservados. Se a recomendação da franqueadora é para que, todos os dias, se reúna os funcionários para a entrega de uma mensagem motivacional, é porque essa é uma etapa fundamental na fidelização e motivação do time, o que contribuirá diretamente para o alcance dos resultados.

É claro que um atalho bem estudado pode ser a opção, desde que se conheça todas as etapas necessárias para o alcance do objetivo, suas vantagens e desvantagens em relação ao caminho tradicional. Também é importante avaliar se o atalho é aceitável frente às expectativas envolvidas, tanto do empreendedor quanto do consumidor final. Isso porque ao escolher um atalho, etapas essenciais podem ser deixadas de lado.

Mesmo que o atalho seja uma trilha de mata aberta, que pode fazê-lo chegar mais rápido, avalie. Às vezes, a estrada mais longa, pavimentada, sem buracos ou surpresas poderia levá-lo com segurança ao mesmo objetivo.

Pensando em um novo ano que se inicia, avalie bem as possibilidades de atalhos. Faça seu planejamento, visualize cenários, trace alternativas e estratégias para alcançar o sucesso e os bons resultados. Antecipe-se, repeite as etapas. Mesmo com momento econômico e político desafiadores, canalize suas energias para o trabalho e a vontade. Quem sabe aonde quer chegar, visualiza melhor o caminho necessário a percorrer.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Evandro Pinotti

O perfil dos franqueados de sucesso

O perfil dos franqueados de sucesso

Empreender não é uma tarefa simples. Para isso, é preciso muito mais que aptidão ou afinidade com a área de atuação. As...

Ver mais

Competência e Franchising

Competência e Franchising

Ao longo de nossa experiência no setor de franquia, buscamos sempre deixar alinhado e claro os papéis de franqueado e franqueador, bem como a forma com que...

Ver mais

Comunicação e Resultado

Comunicação e Resultado

Vez ou outro me deparo com uma situação interna na empresa ou ainda em clientes em que uma exclamação chega aos meus ouvidos, algo como:...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você