Águas calmas: as previsões para o franchising em 2018

23, Dez, 2017

Águas calmas: as previsões para o franchising em 2018. O setor prevê crescimento e consolidação dos negócios


Os números do franchising em 2017 foram bastante animadores. O setor apresentou um crescimento de 8,2% em comparação a 2016 e o terceiro trimestre teve uma ascensão de 7,8% frente ao mesmo período do ano passado. Esses indicadores mostram um cenário diferente do momento econômico do país, reforçando a tradição do franchising brasileiro, com toda sua capacidade e força de adaptação diante dos cenários propostos.

Muitas redes e franqueados utilizaram o cenário desfavorável para olhar dentro de casa e cuidar da gestão de seu negócio, controlando gastos, cuidando da otimização da operação e buscando excelência no trabalho executado. A Casa do Construtor, por exemplo, revisitou todos os seus processos de gestão e treinou toda a rede para implementá-los com foco em melhores resultados e aumento de produtividade. Isso resultou no Prêmio Kaizen 2017, do Kaizen Institute Brasil.

As redes ficaram mais atentas ao consumidor, entendendo que a escassez não permite perder clientes. Melhoraram seu atendimento, diversificaram o mix de produtos e, de certa forma, contornaram os obstáculos. Outro aspecto positivo é o fato de que a crise literalmente separou "Homens" de "Meninos", ou seja, algumas empresas que sobreviviam no cenário favorável, oferecendo um mau atendimento, produtos de baixa qualidade e sem gestão e suporte adequados, acabaram se enquadrando ou fechando suas portas. O profissionalismo hoje tem vencido a batalha.

Como não podemos deixar de lado os aspectos negativos, preciso salientar que, infelizmente, algumas unidades acabaram encerrando suas atividades e demitindo sua força de trabalho e as incertezas acabam gerando uma desconfiança no mercado, o que segura o ímpeto de mais investimentos no setor.

Previsões

Via de regra, as projeções do setor de franchising para 2018 estão mais otimistas. O setor prevê crescimento e consolidação dos negócios: crescimento do faturamento, em número de unidades franqueadas e na quantidade de empregos formais no setor. Já a previsão para o número de redes no país é manter-se estável.

E para consolidar as previsões otimistas e fortalecer as redes, a participação dos franqueados é de extrema importância. O primeiro passo de todo franqueado deve ser em direção a garantir a excelência nos processos de gestão de sua unidade, conseguindo potencializar os resultados e garantir perenidade ao seu negócio. Na sequência, compartilhar suas experiências, pois na era atual, o compartilhamento se faz necessário para o sucesso em todos os setores da sociedade. 

Há, ainda, a necessidade de todo franqueado buscar entender as dificuldades da rede e visar o bem comum. Esse aspecto precisa vir agregado à participação deles nos eventos da franqueadora, às sugestões de melhorias contínuas e, sobretudo, ao comprometimento com os resultados e o coletivo. 

Artigos Expedito Arena

Águas calmas: as previsões para o franchising em 2018

Águas calmas: as previsões para o franchising em 2018

23, Dez, 2017

Águas calmas: as previsões para o franchising em 2018. O setor prevê crescimento e consolidação dos negócios Os...

Ver mais

Liderança eficiente leva unidade ao sucesso

Liderança eficiente leva unidade ao sucesso

28, Nov, 2017

Liderança eficiente leva unidade ao sucesso: Existe um perfil de liderança ideal para uma franquia? Um bom líder é capaz de formar...

Ver mais

Franqueados engajados no mesmo propósito é a receita para uma rede de sucesso

Franqueados engajados no mesmo propósito é a receita para uma rede de sucesso

21, Out, 2017

Franqueados engajados no mesmo propósito é a receita para uma rede de sucesso:  Quanto antes descobrirmos nosso propósito, mais fácil...

Ver mais

Ver mais

Ver mais