A importância do treinamento do franqueado e de sua equipe

Ter conhecimento profundo do negócio é a dica inicial para gerir uma equipe e alcançar sucesso real e duradouro. O franqueado, portanto, é o porta-voz que transmite as regras e padrões a serem seguidos por seu time. Ele deve fazer com que as informações cheguem a todos os envolvidos no dia a dia da operação, no contato direto com os consumidores, de forma clara, objetiva e eficaz.

O processo necessário para gerenciar uma franquia envolve muitas etapas: contratações e critérios, treinamento de atendimento ao cliente, peças desenvolvidas pela área de marketing para incentivar as vendas nas lojas, informática, entre outras. Promoções ou parcerias são sempre bem vindas e devem ser sempre analisadas: devem conter agilidade e facilidade a fim de não prejudicar o fluxo de clientes nas lojas. É de suma importância que todas as etapas sejam cumpridas de forma satisfatória.
 
No caso de uma franquia que envolva montagens especiais de produtos, é mais importante ainda que o produto final esteja impecável. Caso contrário, na hora da entrega o cliente pode acabar tendo uma percepção equivocada da marca. Mas, afinal, marca ou produto?
 
A entrega é o cartão de visitas de uma empresa, se o produto não estiver em perfeitas condições, não importa o bom atendimento, afinal, o consumidor escolheu a sua marca com expectativas que devem ser satisfeitas. Para garantir a qualidade e padronização, entra o treinamento periódico que a franqueadora proporciona, pois um produto que é distribuído no Brasil todo deve ser igual sempre. Assim, consequentemente, fideliza o cliente que terá em sua mente a marca que o agrada, completa, atinge seus objetivos e sacia seus desejos.
 
Sabemos que, hoje em dia, mão de obra é um ponto nevrálgico por sua volubilidade, inconstância, turn over - um fator que exige perseverança e atenção de todas as partes. Fatores externos ocorrerão sempre e a habilidade em saber lidar com os mesmos é fundamental.
 
O alinhamento entre franqueado e equipe é a chave para a construção de um negócio viável, próspero e rentável. E a comunicação é a ferramenta ideal para o sucesso!
 
Boa sorte! 
 
*Por Silvana Abramovay Marmonti, sócia-diretora da Amor aos Pedaços.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Outros Artigos

COMO FRANQUIAS PODEM SER UMA OPÇÃO PARA QUEM ESTÁ DESEMPREGADO?

COMO FRANQUIAS PODEM SER UMA OPÇÃO PARA QUEM ESTÁ DESEMPREGADO?

Antes da pandemia, o número de pessoas desempregadas já era alto. Já após a crise sanitária que atingiu o país, a parcela...

Ver mais

Como ampliar a rede de franquias quando todos querem o seu candidato?

Como ampliar a rede de franquias quando todos querem o seu candidato?

Que o mundo mudou não é novidade, todas as indústrias que participamos sofreram ou estão sofrendo mudanças profundas devido ao que...

Ver mais

Até que ponto sua atitude pode quebrar barreiras?

Até que ponto sua atitude pode quebrar barreiras?

Atitude é uma palavra que sempre esteve no DNA da Cacau Show e fazemos deste dizer nosso dia a dia. A decisão de colocar uma meta de expansão de...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você

-->