8 dicas para avaliar o negócio dos seus sonhos durante uma feira de franquias

Com portas abertas na próxima semana, a feira de franquias é uma ótima oportunidade para saber mais sobre o negócio que deseja investir

A ABF Expo se aproxima e com mais de 60 mil empreendedores no evento e mais de 400 marcas, participar desta que é uma das maiores feiras de franquias do mundo requer uma preparação do interessado. Para não perder tempo com franquias que estejam fora de seu perfil de investimento e de interesse, apresento 8 dicas que podem auxiliá-lo neste processo e ir direto ao ponto.

1. Estude as marcas do segmento do seu interesse

Uma semana antes da feira, ou se possível antes disso, visite o site do evento e busque pelas franquias do segmento do seu interesse acessando a lista de expositores. Visite os sites das marcas escolhidas e faça uma análise prévia de alguns indicadores importantes: investimento inicial, faturamento médio, número de unidades, lucratividade média. Se você ainda não tem um segmento fechado e ainda está na dúvida quanto ao negócio que deseja investir, avaliar a marca pelo valor de investimento pode ser um caminho interessante e que vai ajudar a você a filtrar oportunidades compatíveis com seu perfil de investidor. Também vale ter alguma experiência com a marca como cliente. Afinal, você vai obter mais sucesso se investir em um produto ou serviço que gosta ou acredita.

2. Monte uma programação adequada ao seu perfil

Com a pesquisa sobre as marcas de seu interesse em mãos, avalie no mapa da feira o melhor trajeto, marcando as localizações dos estandes de seu interesse. Se for possível, entre em contato prévio com a marca e agende uma reunião no evento. Alguns franqueadores têm salas reservadas para um bate papo mais completo e desse jeito você fica com a agenda mais organizada. Para não desperdiçar energia e tempo, é importante trabalhar dentro da sua realidade. Em outras palavras, não adianta despender preciosos minutos em marcas que demandam recursos fora do seu alcance. Por exemplo, se uma franquia custa 350 mil e o seu capital só cobre 150 mil, seu estudo será em vão.

3. Aproveite para adquirir novos conhecimentos

Se ainda tem dúvidas sobre o segmento, assuntos jurídicos relacionados, ou outro tema ligado ao mundo do franchising, a feira também serve para atualizar seus conhecimentos. Você pode participar de palestras com os melhores especialistas do mercado, que com certeza vão dar boas dicas para você saber escolher a franquia ideal. Acesse a agenda de cursos e programe-se para assistir ao palestrante com o tema de seu interesse.

4. Aumente a sua rede de contatos

Outra ótima oportunidade que uma feira de franquias oferece é o networking. Com um número alto de empresários participando do evento, você tem a chance de conhecer profissionais do ramo e adicioná-los à sua lista de contatos. Não deixe de trocar cartões. Também não perca a oportunidade de deixar o seu contato com outras pessoas.

5. Explore os pontos que interessam

Tendo a definição sobre os locais que visitará, não tenha pressa para completar o percurso. Vá com tempo e explore ao máximo cada detalhe interessante. Preste atenção nos números apresentados e anote as partes mais relevantes. Planejando seu tempo, permita-se visitar alguma marca nova ou que tenha despertado seu interesse e que não estava no roteiro. Mas cuidado, pois os estandes são muito atrativos e você tem uma missão muito importante: escolher um negócio para investir.

6. Pergunte!

A feira de franquias é o local para avaliar as marcas e tirar suas principais dúvidas sobre os negócios. Então, não tenha receio de fazer as perguntas mais relevantes para a sua análise: investimento, lucratividade, suporte da franqueadora, política de território, perfil adequado, tempo de dedicação ao negócio, ponto comercial ideal, diferenciais da marca, quantidade de lojas e franqueados, premiações recebidas. Recentemente, a ABF chancelou as melhores marcas do ano com o Selo de Excelência em Franchising. Esse prêmio é indício de que a marca presta um bom serviço aos seus franqueados e que a rede é idônea e com bons resultados.

7. Converse com várias pessoas

Além das próprias franqueadoras, esses eventos contam com inúmeras pessoas, desde franqueados a jornalistas do segmento. Pela coloração do crachá do evento você pode identificar estes perfis. Não se limite a conversar com um grupo. Busque diálogo com os franqueados a fim de entender suas opiniões como participantes de um negócio e pergunte para os entusiastas as razões que os levaram até aquele lugar. Todo conhecimento é importante!

8. Não feche contratos no evento

Não tenha pressa para fechar negócio. Por mais que você vá bem preparado, ainda serão poucos dias para se decidir por algo definitivo. Pegue todo o conhecimento adquirido para analisar e considerar todas as opções. Agende uma reunião após o evento, já filtrando aquelas marcas que mais agradaram você. Esse contato pessoal é importante para que você tenha segurança neste investimento. Nesta reunião pós-feira, peça a Circular de Oferta de Franquia que é o documento oficial da franquia previsto em lei, que permite a você ter todas as informações necessárias para que você tome a decisão mais acertada.

Essas foram as minhas dicas para aproveitar ao máximo a ABF Expo. Analise e ponha em prática todas as informações apresentadas para garantir que os próximos eventos sejam mais proveitosos para você. Sucesso!

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Saiba mais: Como abrir uma franquia

 

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Luiz Felipe

Proximidade, envolvimento e interesse genuíno

Proximidade, envolvimento e interesse genuíno

O mercado de franquias do Rio de Janeiro é o 2º em número de redes, representando 11,3% no País, com 343 marcas e 22.334 unidades em...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você