6 lições para educação de rede de franquias hoje

Por Márcia Pires*

 

Nestes últimos tempos, participando de eventos de atualização sobre tendências, insights e reflexões sobre franchising e varejo no mundo e no Brasil, me deparei com questões, pra mim, intrigantes sobre educação e franchising que quero aqui compartilhar e expandir.

 

Para começar, lembro que sou professora por formação e como tal iniciei minha carreira numa rede de franquias de idiomas, há mais de 30 anos. Desde sempre, firmou-se na minha cabeça a relação íntima entre educação e franchising. Por ofício, atuando numa empresa franqueadora, sempre cercada de professores, especialistas em educação e gestores de operações da rede de franquias, especialistas em franchising, a simbiose se consolidou: educação & franchising.

 

Muitos anos e posições diferentes se passaram, inúmeros desafios e aprendizagens, a prática intensiva como gestora de rede de franquias e relacionamento, com a responsabilidade essencial de instruir, treinar e capacitar franqueados e suas equipes para obter mais resultados e entender o que sabem e o que precisam saber fazer para crescer e desenvolver sua máxima potência como gestores! Fazendo da gestão da rede, uma gigantesca e dinâmica sala de aula, onde muitos ensinam, muitos aprendem e todos crescem! Esta foi minha escola de franchising e acabou de moldar minha experiência profissional!

 

Dentro da franqueadora, tudo que se desenvolvia, como capacitação e suporte para a rede e os franqueados já nascia com o viés e o compromisso de facilitar a sua aprendizagem, a sua compreensão do porquê fazia o que fazia e como fazia!

 

Ainda como vício do ofício, para dar suporte a franqueados, assessments sobre o que ele já sabia e uma trilha sobre o que precisa aprender mais eram regra, planos de desenvolvimento e crescimento traziam parceiros com o mesmo viés educativo, promotor e empoderador do franqueado, do aprendiz, enfim!

 

Didatizar conteúdos importantes de gestão, desenhar simplificações de forma visual, realizar simulações e estudos de casos reais e concretos, em treinamentos de todos os tipos, facilitando a aprendizagem de franqueados, ajudando-os a praticar fora do próprio negócio e transferir esta prática para seu próprio negócio, de forma mais eficiente! Como uma grande escola, praticamos franchising assim, ao longo de muuuuitos anos, a franqueadora educando a sua rede, como um de seus principais papéis e responsabilidades.

 

Diante desta vivência e experiência profissional sólida, me deparo hoje com reflexões vindas e vividas aqui, com meus clientes, mas também recém trazidas de fóruns internacionais do varejo e da franchising em 2022, como a International Franchising Association (IFA - para o Brasil), na forma de insights e aprendizagens, que destacam a importância do empoderamento e protagonismo de franqueados e equipes, como tendências inequívocas para o sistema de franchising!

 

Conheça todos os nossos colunistas/gurus

 

Neste sentido, selecionei 6 principais tendências que conheci nestes eventos recentes:

     1. Simplificar o acesso de franqueados a dados importantes e fundamentais para sua gestão qualificada do negócio, através de recursos visuais e gráficos, imagens e metáforas que facilitem o entendimento do complexo.

     2. Engajar o franqueado através do compartilhar de suas próprias práticas e do aceitar das diferenças, dando espaço para contribuições autênticas: ótimas resposta podem surgir de diferentes lugares num sistema vivo como o sistema de franchising.

     3. Promover a diversão e o lúdico em ambientes de treinamento e capacitação, promovendo clima positivo para aprendizagem e participação.

     4. Incentivar a utilização de situações práticas de estudo de caso, simulações, “micro teaching”, onde os participantes ponham mão na massa, exercitem em situações virtuais, simuladas aquilo que poderão fazer no seu próprio negócio.

     5. Monitorar o franqueado novo ao longo dos seu primeiro ano, com base na premissa de que “É no primeiro ano de operação que se constroem os hábitos do franqueado de sucesso”, orientando-o regularmente em relação a sua evolução no período.

     6. Entender exatamente onde o ponto de partida e de conhecimento do franqueado, através de “assessments” para traçar um plano de desenvolvimento e melhorias, ao longo do relacionamento e da história do negócio.

 

Ao olhar e refletir sobre estas tendências, não tive como evitar a comparação com minha própria experiência profissional, como educadora e gestora de rede de franquias de ensino de idiomas, que contei na entrada deste artigo. Os 6 pontos destacados estão intimamente associados a educação e ao seu papel fundamental de empoderamento e protagonismo do aprendiz. É isto que a educação faz e sempre se propõe a fazer, através de diferentes meios de participação, envolvimento, instrumentalização e colaboração tornar o aprendiz mais capaz, aumentando sua potência, para atuar no mundo de forma saudável e contributiva.

 

Aqui se concretiza a minha perplexidade e, ao mesmo tempo, minha esperança! Na minha experiência, como franqueadora, por mais de 25 anos, era isto que já praticávamos: educação de rede.

 

Sem qualquer arrogância, hoje vejo o pioneirismo daquele modo de encarar a gestão da Rede de franquias e o papel da franqueadora, muito decorrente, do próprio segmento de atuação: ensino de idiomas/educação.

 

Se por um lado, fiquei perplexa do destaque para questões que já entendia como conhecidas, úteis e necessárias no suporte e relacionamento com a rede, ainda que pouco praticadas, também fiquei esperançosa, porque tem sido, ao longo de anos, uma batalha valorizar a educação da rede de franquias, mesmo diante da hiper valorização deste modelo de negócio. E aqui ressalto que não estou falando de treinamento, treinamentos iniciais, ação pequena e até modesta diante do gigantismo que estas tendências acima evidenciam. Educar é muito mais do que treinar! Educar é formar e empoderar pessoas para uma atuação autônoma e responsável em sociedade. O papel da franqueadora precisa ir além de capacitar franqueados! Educar a rede é empoderar franqueados para uma atuação e responsável dentro de um sistema de franquias.

 

Este é o chamado que estas tendências fazem ao franchising e especialmente às franqueadoras: vá além, eduque a sua rede, sua cadeia de stakeholders, seu ecossistema! Faça algo grande como a educação sempre busca fazer!

 

*SOBRE MÁRCIA PIRES

Márcia Pires é sócia-diretora da Profranquia & Negócios. É professora formada pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-graduação em Gestão de Franquias pela FIA/Provar e Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). Atua há mais de 30 anos, em ambiente de redes de franquias, com alta experiência em capacitação de lideranças empresariais e gestão de equipes, especialmente franqueados, equipes de franquia e da franqueadora.

 

É instrutora credenciada da Associação Brasileira de Franchising (ABF), membro da Comissão de Ética por quatro anos e, atualmente, Membro do Comitê de Mulheres da Associação. É produtora de conteúdo para diferentes cursos à distância em diferentes plataformas de educação corporativa.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

 

Artigos Outros Artigos

Cenário otimista e segurança para empreender

Cenário otimista e segurança para empreender

  As relações entre os Estados Unidos e o Brasil em questões de comércio e investimento ocorrem por meio de uma série de...

Ver mais

Tendências em alta no franchising

Tendências em alta no franchising

  Quem quer crescer ou investir em uma franquia tem que conhecer logo de cara quais são os segmentos mais atrativos, não é mesmo? Isso...

Ver mais

Como a LGPD impacta nos contatos captados em feiras e eventos de franquias?

Como a LGPD impacta nos contatos captados em feiras e eventos de franquias?

  A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do país, aconteceu em junho, em São Paulo [SP]. Franqueadores saíram do evento cheios de...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você