5 passos para lançar um novo produto

"Um mercado nunca fica saturado com um bom produto, mas fica rapidamente saturado com um produto ruim", frase esta dita por Henry Ford. Seguindo este principio também acrescento a este pensamento de Ford a importância de sabermos como fazer um bom lançamento de produto.

Tenho para mim que fazer um bom lançamento é tão importante quanto ter um bom produto para lançar. Vejo no mercado muitos empreendedores varejistas com dificuldades  ao lançar um produto novo. Mesmo com um excelente produto em mãos, se não souber fazer um bom lançamento, você pode “matar” seu produto logo no nascimento dele. Portanto seguem 5 passos para nortear o incremento de novidades em seu varejo:

1. Conheça o produto do concorrente

Antes de lançar algo novo, o primeiro passo é sair e desbravar o mercado. Visitar, testar e conhecer os produtos de seus concorrentes é fundamental para o posicionamento correto daquele novo produto que sua empresa quer lançar. Gaste dinheiro, ou melhor, invista dinheiro usando e comprando os produtos similares da concorrência. Identifique suas qualidades e defeitos. Isto você só conseguirá se utilizá-lo.

2. Procure não fazer igual

Após ter o pleno conhecimento dos produtos dos seus concorrentes, não se contente em fazer algo igual ou parecido, mais foque em fazer algo melhor. Somente assim você terá bons argumentos  de vendas para conquistar uma nova faixa de mercado. Caso você não consiga fazer melhor, seja por falta de tecnologia ou investimento, faça algo com custo mais baixo. Seja mais produtivo que a concorrência!

3. Materiais de Mídia (Impressa e digital)

Impossível lançar algo nos dias de hoje sem ter uma boa divulgação e comunicação adequada com o mercado. Hoje temos câmeras nos celulares mais potentes, aplicativos e programas gratuitos disponíveis na internet para criar e manipular fotos, artes visuais e desenvolver com uma boa qualidade materiais como banners, folders, flyers e outros.  Caso você não seja conectado à tecnologia busque auxílio de uma agência ou de uma boa gráfica que poderá ajudar na elaboração dos materiais. Não esqueça também de materiais digitais para a divulgação nas redes sociais.

4. Precificação

Vender pelo preço errado pode assassinar seu produto. Nem barato e nem caro, precifique de uma maneira justa que comunique com o bolso do cliente. Apresente formas especiais de pagamentos, faça uma promoção com tempo limitado em virtude do lançamento, nem que isso prejudique uma parte de sua margem no inicio da comercialização, mas atenção, mantenha somente por tempo limitado.  Estude o custo do seu produto novo, saiba colocá-lo numa posição favorável em relação aos da concorrência.

5. Treine sua equipe

Por fim, treine sua equipe. É muito ruim quando chegamos a uma loja e o próprio colaborador não sabe explicar como funciona ou como monta aquele certo produto novo. Portanto deixe sua equipe “expert” neste novo item de estoque, que eles tenham habilidade em manusear, que saibam destacar os pontos fortes do produto e que também tenham conhecimento das limitações. Afinal o cliente atual é muito mais consciente e tem uma percepção grande de quando está sendo enganado com comentários inadequados de vendedores.

Tente seguir estes passos na próxima vez que fizer um lançamento de produto em seu varejo e veja que com este 5 passos você terá uma maior chance de ter um novo “carro chefe” em seu negócio.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Gustavo Freixo

5 maneiras de evitar os efeitos da crise

5 maneiras de evitar os efeitos da crise

Assusta-me dar uma volta pela cidade e ver tantos pontos com faixas “Aluga-se” ou “Queima de estoque para fechar loja”, isso me leva a pensar se...

Ver mais

Por um varejo profissional

Por um varejo profissional

“Os exemplos tem mais seguidores que a razão. Imitamos inconscientemente o que nos agrada, e aproximamo-nos sem sentir das personalidades que mais...

Ver mais

Vender mal ou não vender?

Vender mal ou não vender?

Por definição é algo que aparenta ser bem trabalhoso, e na realidade é mesmo! Quando o empresário realiza a compra no atacado e vende...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você