5 dicas para quem quer abrir uma franquia

Fernando Reis Vigato, fundador da eLav Lavanderia, orienta quem busca abrir seu próprio negócio

E se eu me endividar? E se eu perder todo o dinheiro que eu tinha guardado? E seu eu falir em três meses? Essas dúvidas são comuns em quem está pensando em abrir uma franquia e está com medo de ter dívidas numa realidade financeira que passa por momentos críticos no país.

 

Buscando dar alívio aos futuros empreendedores, Fernando Reis, o fundador da eLav Lavanderias, um sucesso nacional que possui mais de 60 unidades em 19 estados do Brasil, dá dicas para se planejar financeiramente, não correr riscos, e manter um lucro elevado para quem busca abrir uma franquia.

 

1 - A autoconhecimento é importante

“Investir no que você realmente gosta, em algum negócio que se identifique, é essencial, já que você irá trabalhar constantemente com esse segmento. Ter uma afinidade com a sua franquia ajuda a ter melhores habilidades e até experiências, até mesmo auxilia na diminuição de riscos, dando mais chances de ter sucesso com o negócio”, afirma Fernando.

 

2 – Faça uma análise de lucratividade

O fundador da eLav afirma que esse é um passo que não deve ser pulado, “ninguém quer ter dívidas e perder dinheiro com a sua nova empresa, então fazer um cálculo base para avaliar o possível lucro mensal, ou até trimestral, é uma boa forma de não cair numa cilada. Não é possível ter uma data certa para o retorno do investimento, por conta disso, é importante ter uma base de verba financeira de folga para os primeiros meses de funcionamento.”

 

3 – Avalie os gastos que terá na operação

“Taxa de franquia, tempo de retorno no investimento, imprevistos que sempre acontecem, gastos operacionais, salários de possíveis funcionários, essas são algumas das despesas que aparecerão durante o funcionamento de sua franquia, ter elas já previstas é um passo à frente, ajudando a diminuir danos financeiros”, relata Fernando.

 

4 – Faça uma análise da franquia

"É importante analisar se a rede na qual está pretendendo fazer parte detém know-how no ramo de atuação. Verificar se existe uma operação modelo que já funciona a alguns anos, verificar se existem protocolos operacionais e de gestão, verificar se a rede oferece suporte aos seus franqueados. Tudo isso faz muita diferença durante a trajetória do franqueado", afirma Fernando.

 

5 – Entre em contato com outros franqueados

“Conversar com outros donos de franquias é uma boa forma de tirar suas dúvidas, de ter orientações mais precisas, também é possível ter visões diferentes, o que é importante para qualquer negócio", alerta Fernando. 

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Artigos Outros Artigos

A transformação do ponto de venda em três tendências franchising   

A transformação do ponto de venda em três tendências franchising  

  Você ainda costuma andar com muito dinheiro no bolso? Provavelmente sua resposta é não, porque o mercado de meios de pagamentos vive aquele...

Ver mais

A estratégia de valor compartilhado pode afetar a sustentabilidade dos negócios?

A estratégia de valor compartilhado pode afetar a sustentabilidade dos negócios?

  Quem consome o seu produto ou serviço? Como estes públicos estão sendo afetados pelos constantes desafios socioambientais e...

Ver mais

Mercado de franquia estética cresce e se mostra uma oportunidade lucrativa para mulheres empreendedoras

Mercado de franquia estética cresce e se mostra uma oportunidade lucrativa para mulheres empreendedoras

  O setor de estética está em alta no Brasil. Ainda no início da pandemia, em 2020, a Associação Brasileira da Indústria...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você