3 dicas para vender com menos esforço

Por Ricardo Ricchini*

 

Imagine se todos os vendedores com quem você tivesse contato, te servissem genuinamente, jamais manipulando ou usando truques para forçar a venda. Sua vida certamente seria melhor e bem menos tensa, certo?

 

Infelizmente essa "utopia" está longe da nossa realidade. Odiamos ser manipulados, mas por vendedores é pior. Nos sentimos enganados, ultrajados. Fazemos questão de recusar e de denunciar.

 

Por outro lado, quando somos inspirados por vendedores, confiamos neles, tiramos dúvidas e até nos aconselhamos com eles. Os consideramos especialistas, consultores e os indicamos.

 

Deixando de lado o que os outros são, podemos focar em quem você pode ser

Você pode ser reconhecido como confiável, da prospecção à negociação. E então, acelerar seus resultados. Aliás, se suas vendas estão aquém do esperado, é porque ninguém te ensinou o segredo para inspirar seus clientes!

 

Ser uma influência positiva na vida do seu público é a maneira correta de alcançar a tão sonhada venda com propósito.

 

Nunca ouviu falar de venda com propósito? Eu explico:

Você desenvolve uma conexão autêntica com seu cliente, o que gera confiança. Ele compra de você, recompra, fica satisfeito e começa a te indicar. Quanto mais sua reputação sobe, mais você é indicado por clientes e mais vende. Começa a tecer uma teia de relacionamentos e o esforço diminui, pois indicações vem com confiança prévia.

 

O único trabalho real que você tem, daqui para frente, é manter a confiança das pessoas. Sua autoestima sobe, porque você passa a ser reconhecido pelo que faz. Com clientes fiéis, suas vendas recorrentes aumentam e você entra no ciclo de venda sustentável. Tudo porque o propósito é servir o cliente e a sociedade e não o ganho financeiro.

 

Você para de vender, pois passam a comprar de você!

Venda com alta confiança é venda de alta velocidade. Você apenas precisa aprender as técnicas que aceleram o processo de conexão autêntica com seus prospects, manter a consistência e aguardar os resultados.

 

É simples, mas você precisa se desconectar da ideia de conquistar tudo automaticamente. Eu sei... A sociedade, a política, a educação e a publicidade incentivam a promessa de resultado instantâneo, mas eles mentem em relação a isto. E mentiras levam a desconfiança, o que impede, em última análise, a velocidade dos negócios.

 

Então, as maneiras de iniciar a geração de confiança para a venda sustentável que vou passar abaixo não significam muita coisa para quem não se comprometer com uma mudança de hábitos e um compromisso de fazer a diferença nas relações comerciais.

 

3 maneiras para reduzir o esforço de vendas e aumentar a lucratividade:

 

     1. Para inspirar o seu cliente em potencial

Você deve falar com a voz que vem do seu coração. Aquela voz que surge da sua vontade imparável de oferecer para o mundo o trabalho que você desenvolve, cria, produz e tem certeza de que entrega.

 

Conheça os nossos gurus/colunistas do franchising

 

Expressão e vocação são inseparáveis. Você se expressa melhor quando é um entusiasta ou tem domínio sobre determinado assunto. É desafiador dar ênfase para algo que não te interessa e, neste caso, é fácil ter sua argumentação invalidada.

 

Vocação é a expressão, é o chamado que vem do seu coração.

 

     2. Você não pode depender apenas da sua expressão.

Você precisa aprender técnicas de vendas. Quando conhecê-las, vai entender que elas só podem ser usadas em profundidade, com ética e integridade. Nesse momento, você percebe que o grande problema é que estava olhando para o lado errado.

 

     3. Você não pode depender apenas do seu marketing pessoal.

Para tecer a teia de relacionamentos, você precisa aplicar a mesma lógica no marketing digital e na prospecção. Quanto antes aceitar esse fato, mais rápido vai colher os resultados.

 

Sim, isso exige exposição e não pode ser simplesmente delegada para uma agência de social media fazer. Precisa estar sob vigilância de quem sabe que as vendas são fundamentais para manter o negócio prosperando.

 

Envolve ser vulnerável, dar a cara para bater. Exige coragem. Mas veja… é justamente a coragem que vai fazer seus negócios acelerarem!

 

*SOBRE RICARDO RICCHINI

Ricardo Ricchini é mentor de vendas e usa neurociência para mostrar como empresas obtém alto desempenho comercial e fecham mais negócios desenvolvendo sua inteligência emocional. Já treinou mais de 50 empresas com o seu método Venda com Propósito e impactou mais de 3.000 pessoas com treinamentos comportamentais.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

Fonte: Portal Sua Franquia - www.suafranquia.com

Artigos Outros Artigos

Cenário otimista e segurança para empreender

Cenário otimista e segurança para empreender

  As relações entre os Estados Unidos e o Brasil em questões de comércio e investimento ocorrem por meio de uma série de...

Ver mais

Tendências em alta no franchising

Tendências em alta no franchising

  Quem quer crescer ou investir em uma franquia tem que conhecer logo de cara quais são os segmentos mais atrativos, não é mesmo? Isso...

Ver mais

Como a LGPD impacta nos contatos captados em feiras e eventos de franquias?

Como a LGPD impacta nos contatos captados em feiras e eventos de franquias?

  A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do país, aconteceu em junho, em São Paulo [SP]. Franqueadores saíram do evento cheios de...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você