3 dicas de como otimizar a sua pesquisa por uma franquia durante a ABF Expo

1 – Identifique previamente o setor que tenha mais sinergia com a sua aptidão

A melhor franquia é aquela que, numa análise SWOT, não oferece risco de não adaptação ao negócio. Pesquise algo que a sua convicção e paixão estejam engajados.

2 – Faça um planejamento de visitas aos estandes

Deguste o mapa da feira e faça um plano de visitas aos 20 primeiros estandes a serem visitados por ordem de interesse. São quatro dias de feira, portanto planeje para investir em média 6 horas por dia. O excesso de visitas, somado ao cansaço, pode comprometer a qualidade destas reuniões/visitas. Observe e escute o ambiente de cada estande, não tente ser profeta. Um bom candidato historiador tende a fazer uma melhor opção.

3Faça anotações, crie um questionário básico e entreviste o franqueador

Algumas das perguntas importantes são:

1)    Vocês possuem lojas próprias ou conceituais?

No franchising, um dos pilares é a transmissão do know-how, normalmente franqueadores que operam possuem maior experiência e vivência para ajudá-lo numa realidade pura e simples de mercado.

2)    Qual é objetivo ou missão da franquia em meu mercado?

Toda empresa existe para dar dinheiro, entretanto é preciso identificar os 5 W 2H do negócio, em outras palavras:

 



3)    Existe um plano diretor para expansão da franquia na minha região?

É importante mensurar o interesse verdadeiro por sua região, logo, cabe o franqueador lhe explicar o porquê de conceder uma franquia em sua região baseado num plano de viabilidade.

4)    Vocês já tiveram alguma unidade fechada em minha região?

Ter uma loja fechada numa região não seria ruim como parece, entretanto é importante identificar qual foi o indicador do fracasso desta unidade. Normalmente é gestão ou escassez de investimento.

5)    Quais os tipos de suporte oferecidos e como são feitos?

Verifique com detalhes a cronologia dos suportes presenciais, desde a implantação, até ao estágio de maturidade da unidade o que em média é de dois anos.

6)    Possuem uma universidade corporativa?

A educação continuada tanto do gestor quanto do staff é fundamental para a excelência operacional. A oferta de uma Universidade Corporativa tanto presencial, quanto via web, é um ponto positivo aos franqueadores.

7)    É possível visitar algumas lojas franqueadas e próprias?

Por mais estruturado que seja o estande, a realidade da loja lhe fornecerá uma percepção do negócio. A sugestão é: Não traia as suas percepções, confie no seu tato.

8)    Pode me apresentar as condições comerciais do negócio?

Esta é a penúltima pergunta a ser feita, tenha certeza que não será o melhor plano comercial que vai determinar a escolha da sua franquia. Foque no que é mais importante, mas também se tens 50 mil para investir não perca o seu tempo visitando o estande do Habib’s.

9)    Estabeleça o próximo passo.

Leve a sua agenda, seja on-line ou física, e agende uma visita no escritório do franqueador para começar o “namoro”.

Finalmente, e após a maratona da feira, recomendo que faça um curso na própria ABF (Associação Brasileira de Franquias) cujo tema é Entendendo o Franchising. Os próximos serão proferidos nos dias 6 e 20 de Junho. É imperdível e, como guru do franchising, encorajo-o fortemente a exercer a sua postura de aprendiz e mergulhar neste tema.

Sucesso na feira!

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Artigos Ernani Assis

Franquias de nicho, os benefícios dentre as milhares de opções do Franchising

Franquias de nicho, os benefícios dentre as milhares de opções do Franchising

Ao começar a olhar para as oportunidades de franquias e se esta for a sua primeira pesquisa, você rapidamente reconhecerá as marcas que você...

Ver mais

3 dicas para a sua Franquia em 2019

3 dicas para a sua Franquia em 2019

Dê uma olhada nas três dicas super valiosas que podem ser uma ótima maneira de alavancar seu negócio ou usar novas informações...

Ver mais

Quatro dicas para quem vai comprar uma franquia

Quatro dicas para quem vai comprar uma franquia

O Franchising tem crescido de forma constante ao longo dos anos. Franqueadores são vistos por muitas almas esperançosas como os “salvadores”...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você