Notícias / Eventos / Técnicas de sustentabilidade no manejo do açaí diminuem impacto ambiental e equilibram biodiversidade brasileira

Técnicas de sustentabilidade no manejo do açaí diminuem impacto ambiental e equilibram biodiversidade brasileira

60% da produção de açaí no Brasil acontece principalmente no estado do Pará, com uma média 148 mil toneladas extraídas por ano

Compartilhe:   

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60% da produção de açaí no Brasil acontece principalmente no estado do Pará, com uma média 148 mil toneladas extraídas por ano. O segundo maior produtor de açaí é o Amazonas, seguido de outros estados da região norte e nordeste. Apesar do alto índice de produção, a população ribeirinha, principal responsável pela extração e cultivo da fruta, ainda sofre com alguns desafios, dentre eles a questão do manejo da plantação do açaí.

 

Para sanar tais dificuldades, ter uma boa colheita e bom proveito da fruta, técnicas de sustentabilidade estão sendo apresentadas para a população responsável por tal trabalho. Dentre as técnicas estão o não desmatamento de árvores próximas às plantações de açaí. O engenheiro florestal Wesley da Silva Fonseca explica:

 

"O manejo sustentável do açaí é baseado principalmente na tecnologia de manejo de mínimo impacto, que ressalta a importância da floresta nativa e da biodiversidade para toda a cadeia produtiva do fruto. O açaizeiro possui um sistema radicular fasciculado, ou seja, suas raízes absorvem os nutrientes presente nas camadas superficiais do solo. Já as árvores, especialmente as folhosas e madeireiras possuem sistema radicular pivotante, capaz de absorver os nutrientes de camadas mais profundas do solo e trazêlos para a superfície e deixando-os disponíveis para os açaizeiros".

 

Tais técnicas são fundamentais para aumentar a produtividade e colaborar com a colheita não só do fruto, mas também do palmito originado do açaizeiro. Segundo informações da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), o recomendável é que em um açaizal de 1 hectare tenha 400 touceiras, com cinco açaizeiros adultos em cada uma. Além disso, 50 palmeiras de outras espécies e 200 árvores também são necessárias para um bom manejo.

 

A empresa afirma que após a produção ser feita dessa maneira, o impacto ambiental será mínimo e a biodiversidade do local será mais equilibrada. A Maria Açaí está comprometida com a sustentabilidade em várias de suas ações como a redução de envio de colheres plásticas e nos dedicamos continuamente no sentido de melhorar os nossos materiais.

 

Torne-se parte dessa nova maneira de fazer negócios lucrativos. Saiba mais sobre como ser um franqueado Maria Açaí clicando no link a seguir: https://materiais.mariaacai.com.br/seja-um-franqueado

 

Saiba mais sobre a franquia Maria Açaí!

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?