Notícias / Eventos / O que é necessário para uma franquia home-based dar certo? + Dica Bônus

O que é necessário para uma franquia home-based dar certo? + Dica Bônus

Compartilhe:   

 

Na atual era do Marketing Digital, quem pretende investir em um negócio tem a possibilidade de abrir uma franquia home-based.

 

Esse tipo de franquia permite que o franqueado gerencie o seu negócio em casa, por meio do regime home office, que ganhou ainda mais força com a pandemia.

 

As franquias home-based já são bastante difundidas nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Já no Brasil elas estão em expansão e se consolidando como uma excelente alternativa de negócios para os  empreendedores.

 

Algumas áreas em que é possível atuar com uma franquia home-based são os segmentos da contabilidade, de fotografia, de publicidade, artesanato, manutenção de computadores e, claro, Marketing Digital.

 

Quando o assunto são as franquias de higienização e conservação de casas, por exemplo, você tem possibilidade de atuar com delivery. Desse modo, é possível realizar a divulgação dos seus serviços em casa e sair para prestar o serviço apenas diante da solicitação dos clientes.

 

Por outro lado, nas franquias de consultoria, que também já contam com vários adeptos, todo o trabalho pode ser realizado online. Com isso, você e o cliente podem manter contato via internet, pois para isso não faltam ferramentas virtuais que possibilitam a interação.

 

Os benefícios que uma franquia home-based oferece

Investir em uma franquia home-based é o sonho de muita gente. Por meio dela o empreendedor tem a possibilidade de trabalhar em casa, ter mais autonomia para realizar as suas atividades e muitas vezes estipular os seus próprios horários. Além disso, esse modelo de negócio também oferece benefícios tais como:

 

Redução de custos

Com uma franquia home-based não existe a necessidade de efetuar a locação de um ponto comercial. Também não é necessário proporcionar um investimento pesado em estrutura.

 

Assim, tanto o investimento inicial quanto os gastos para assegurar as atividades da franquia podem diminuir bastante.

 

Flexibilidade

Pelo fato de poder trabalhar em uma atividade mais flexível, você pode conciliar a sua franquia home-based com outras atividades e prioridades.

 

Por exemplo: esse modelo de franquia é excelente para quem quer equilibrar melhor vida pessoal com trabalho ou quem atua em mais de um empreendimento.

 

Leia também: Como conciliar o empreendedorismo e maternidade: entrevista com a franqueada Thais Leonel

 

Oportunidade variadas

Nos períodos mais conturbados da crise econômica no Brasil, muitas pessoas que queriam entrar no mercado de trabalho procuraram por cursos para se atualizarem. Isso foi uma boa oportunidade para quem atua com uma franquia home-based no segmento da educação.

 

Esse é um exemplo de como esse tipo de iniciativa pode ser vantajoso, tanto para o empreendedor quanto para o público.

 

Outro exemplo de franquias home-based bem sucedidas são aquelas relacionadas aos cuidados de cães e gatos. Atualmente, muitas pessoas solicitam esse tipo de serviço quando necessitam viajar e procuram um local para hospedar os seus pets.

 

O que é necessário para uma Franquia Home-based dar certo?

Como vimos acima, trabalhar de casa para gerir a sua franquia pode ter muitas vantagens e benefícios. No entanto, é importante ficar atento a vários pontos que precisamos cuidar para termos sucesso em um negócio assim.

 

Afinal, trabalhar de casa, exige do empreendedor mais disciplina e organização para que o negócio prospere.

 

A WSI é a maior rede de franquias de Marketing Digital do mundo, com mais de 25 anos de experiência no segmento e mais de 1000 escritórios espalhados em mais de 80 países! Durante todos esses anos a WSI foi capaz de conhecer muitos pontos fortes e fracos de ter o benefício de seu trabalho ser home-based.

 

Um dos diferenciais do nosso modelo de negócios é que ele pode ser adotado de várias maneiras, incluindo o home-based, já que nossos franqueados podem optar por trabalhar de casa e podem ter equipes próprias, também trabalhando de suas próprias casas, ou usando da rede de  parceiros homologados que ajudam os franqueados nas entregas dos serviços.

 

No entanto, alguns franqueados escolhem trabalhar em escritórios próprios, outros em coworkings e há aqueles que abrem uma agência de marketing digital e montam uma equipe própria. Todos esses modelos são adotados no mundo inteiro e trazem muito sucesso para os franqueados WSI. Basta você escolher o que faz mais sentido para o seu estilo de vida!

 

Agora, aqueles franqueados que optaram pela metodologia home-based e são bem sucedidos, seguiram alguns conselhos importantes que compartilham sempre. Por isso, resolvemos compartilhar essas dicas com vocês que estão pensando em empreender nesse modelo. 

 

Dica bônus: 10 conselhos dos franqueados WSI que atuam em home-based:

 

  1. Criar um espaço separado na sua casa onde ficará o seu local de trabalho, onde poderá manter foco nas suas atividades profissionais.
  2. Seguir uma agenda formal de atividades e horários bem definidos, para assegurar um dia de trabalho eficiente.
  3. Dividir as atividades em blocos ao longo do dia e da semana, para que o tempo seja dedicado de forma eficaz, sem prejudicar o tempo dedicado à família e aos assuntos pessoais.
  4. Usar de tecnologias digitais de ponta para uma comunicação ágil e eficiente com seu público.
  5. Manter reuniões regulares online com sua equipe ou parceiros de trabalho para assegurar que o andamento das atividades de cada um está em dia.
  6. Crie um link digital para atuar como uma sala online de modo que sua equipe possa vir até você para tirar dúvidas ou solucionar dificuldades que estejam enfrentando nas suas tarefas (pode ser com  ferramentas como GotoMeeting, Zoom ou outros similares).
  7. Aproveite a Internet para interagir com outros empreendedores de negócios similares, assistindo regularmente a vídeos e adotando outras metodologias digitais que permitem um compartilhamento de experiências e troca de conhecimentos (exemplos, como LinkedIn, Instagram, Facebook Workplace, são formas de comunicação digital que já se provaram valiosas na geração de negócios).  
  8. Compartilhe o material digital que lhe interessou (como ebooks, vídeos, entrevistas no Instagram, etc. com pessoas de seu conhecimento, clientes e novas oportunidades de negócio) para que haja uma interação entre vocês e assim permitir o convívio digital sem o contato físico.
  9. Esteja em contato regular com seus clientes através de uma comunicação digital constante, seja ela por WhatsApp, emails ou vídeos. 
  10. Tenha um momento de descanso ou happy hour com sua equipe no final de cada semana de trabalho, para dar a eles um momento de convívio com brincadeiras e alegria.

 

Quer saber mais sobre o modelo de negócios da WSI? Solicite uma conversa sem compromisso!

 

Saiba mais sobre a franquia WSI!

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?