Notícias / Eventos / Grupo educacional e plataforma de longevidade realizam Fórum de Comunicação e Consumo para o Mercado Grisalho

Grupo educacional e plataforma de longevidade realizam Fórum de Comunicação e Consumo para o Mercado Grisalho

Evento apresentará pesquisas sobre consumidores acima dos 60 anos de idade e discutirá hábitos e tendências relacionados ao mercado com maior potencial de crescimento no mundo

Compartilhe:   

A ESPM SP, escola de negócios referência nas áreas de Comunicação, Consumo, Economia Criativa e Gestão, e a empresa de eventos Free Aging realizam, em 9 de maio, o Fórum de Comunicação e Consumo para o Mercado Grisalho. O evento reúne pesquisadores, empresas e empreendedores que apresentarão estudos sobre o mercado de consumidores acima dos 60 anos e debaterão como melhorar a comunicação e aperfeiçoar serviços, produtos e atendimento voltados a esse público. A instituição acredita que este tema pode ser de extrema valia para as franquias.

Hoje, o mercado mundial de pessoas da terceira idade é formado por mais de 800 milhões de pessoas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, até 2050, serão 2,1 bilhões de grisalhos. No Brasil, a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos estima que até meados deste século haverá 68 milhões de idosos contra 18,8 milhões de crianças de até 14 anos.

Durante todo o dia, a programação do fórum discutirá diferentes aspectos da emergência desse mercado da chamada economia da longevidade (seus desafios e oportunidades) e da segmentação até a presença de idosos no ambiente digital e nas campanhas de publicidade e marketing.

O programa começará com as palestras de Gisela Castro, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM-ESPM), e de Pedro de Santi, psicanalista e professor da ESPM. Gisela analisará os “velhos” na publicidade, resultado de sua pesquisa na Goldsmiths College, da Universidade de Londres. De Santi trará a visão da psicanálise sobre o envelhecimento.

A seguir, um painel com professores e pesquisadores da ESPM apresentará uma série de pesquisas de mercado, focadas no público 60+. Tania Miné, professora de trade marketing, mostrará os motivos pelos quais a comunicação com o mercado grisalho é, muitas vezes, considerada inadequada. Marília Duque, publicitária e doutoranda do PPGCOM-ESPM e da Universidade de Londres, apresentará resultados de uma pesquisa sobre o uso de tecnologias móveis voltadas ao monitoramento de saúde. Cláudia Weber, professora da ESPM, discutirá as dificuldades encontradas pelos idosos com as embalagens, na perspectiva do design gráfico. Sérgio Garrido, pesquisador do PPGA-ESPM, falará sobre a geração dos boomers -- pessoas nascidas após o fim da Segunda Guerra Mundial -- e sua exclusão do mundo corporativo.

Os diferentes aspectos da economia da longevidade serão analisados pelo economista Leonardo Trevisan. O tema da segmentação do mercado grisalho será apresentado por Marina Pádua, da empresa de pesquisa de mercado Eureka. Luciana Burger, professora da ESPM, trará os números da ComScore sobre a presença de idosos no ambiente digital. O painel com a participação das empresas será mediado pela pesquisadora e professora da ESPM, Juliana Aquarone, e formado por Candice Pomine, da Kimbely Clark, Cristiane Irigon, de O Boticário, Rodrigo Mendes, da Nestlé, e Silvia Corazza, da Corazza Inteligência em P&D Cosmética. Cada uma das companhias trará sua visão e ações voltadas para o mercado de consumidores acima dos 60 anos.

O fórum será encerrado com a apresentação de dois casos de empreendedorismo grisalho.

Programação

8:30 0:15 Receptivo
8:45 0:15 Abertura Gisela Castro
9:00 0:30 Palestra: Imagens dos velhos na publicidade ontem e hoje Gisela Castro
9:30 0:30 Palestra: O envelhecimento sob o olhar da psicanálise Pedro de Santi
10:00 0:30 Coffee
10:30 1:30 O mercado grisalho nas pesquisas acadêmicas da ESPM Ricardo Zagallo

(In)comunicação com o consumidor grisalho Tania Miné
Os idosos e as tecnologias móveis de monitoramento de saúde Marília Duque
Os idosos e as embalagens na perspectiva do design gráfico Claudia Weber
Boomers, a geração esquecida? Sérgio Garrido

12:00 1:00 Almoço livre
13:00 0:30 Palestra: Notas sobre a Economia da Longevidade Leonardo Trevisan
13:30 0:30 Eureka: Segmentação do mercado grisalho Marina Pádua
14:00 0:20 Comscore: Idosos no universo Digital Luciana Burger
14:20 1:10 Painel: O mercado grisalho na visão das empresas: Juliana Acquarone

Kimberly Clark Candice Pomi
O Boticário Cristiane Irigon
Nestlé Rodrigo Mendes
Corazza Inteligência em P&D Cosmética Silvia Corazza

15:30 0:30 Coffee
16:00 1:00 Painel: Idosos empreendedores - Trabalho 60+ Vivian Strehlau
17:00 0:20 Encerramento - Perspectivas: o futuro no presente Gisela Castro

Serviço

Fórum Comunicação e Consumo para o Mercado Grisalho
Data: 9 de maio, quinta-feira
Horário dos Paineis: 08:30 às 17:30
Local: ESPM São Paulo - Auditório Philip Kotler
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana – São Paulo

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 15 000 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 200 funcionários estão distribuídos em cinco campi - três em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. O Lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM. Para isso, a instituição investe constantemente em novas metodologias de aprendizagem, tecnologias e infraestrutura.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?