Notícias / Eventos / O design nas redes de franquias: prêmio ABF+RDI Design aponta principais inovações

O design nas redes de franquias: prêmio ABF+RDI Design aponta principais inovações

Premiação chega à oitava edição com mais de 90 projetos inscritos

Compartilhe:   

A Associação Brasileira de Franchising e o Retail Design Institute Brasil anunciam os vencedores do Prêmio ABF+RDI Design 2018. Criado para homenagear e valorizar profissionais e empresas franqueadoras que utilizam o design como ferramenta estratégica de relacionamento e negócios, o Prêmio, que conta com dez categorias, chega à sua oitava edição consolidado como referência e inspiração para o setor. Mais de 90 projetos concorreram ao ABF+RDI Design neste ano. Desse total, 21 marcas assinaram 29 projetos que alcançaram a mais alta pontuação, consagrando vencedoras as redes e profissionais de design envolvidos.

Dentre os casos premiados, selecionados por uma comissão julgadora formada por representantes da ABF, da RDI Design e do mercado, temos um produto inédito no Brasil, de piscinas de poliéster revestidas com o que há de mais moderno e sofisticado na arquitetura (iGUi, vencedora das categorias Design de Inovação e Produto); uma linha de tênis que evidencia as práticas sustentáveis da marca de forma lúdica e comercial (Calçados Bibi, vencedora na categoria Design Consciente); uma campanha para celebrar os 20 anos da famosa sandália de bandeirinha do Brasil, que levou a marca para todo o mundo (Havaianas, vencedora na categoria Campanha); e um projeto de quiosque que cria de maneira única a história da “Bavária da Nutty”, por meio da apropriação de elementos típicos (Nutty Bavarian, vencedora na categoria Quiosque).

Outros exemplos de ganhadores se relacionam com as propostas da entidade para o franchising do futuro. A rede The Body Shop levou a Prata na categoria Produto com a ‘Linha Corporal Leite de Baobá’. 100% vegetal, livre de crueldade animal e com embalagens recicláveis, o produto vai de encontro às necessidades das redes de terem como uma de suas premissas a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social. Na categoria Loja, a rede Café Cultura levou a Prata com um novo conceito de cafeteria, aliando café e bem-estar em uma atmosfera moderna, com um ambiente multifuncional, que agrada diferentes públicos.

No início do ano, a ABF, em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) apresentou a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras. Entre os dados apurados, o levantamento revelou que do total de empresas franqueadoras pesquisadas, 91,8% introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016 – seja na própria empresa, no mercado nacional (57,3%) ou mundial (11,1%) – e apenas 8,2% delas não o fizeram. Dentre as empresas que se mantiveram inovadoras, 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios no Brasil e 6,9% delas no exterior. A pesquisa mostra uma tendência de renovação e inovação nas redes, que se evidencia ano após ano no Prêmio de Design.

 “A ABF e o RDI têm o propósito de contribuir para a aplicação de vanguarda do design nas franquias. Em 2017, criamos uma categoria específica de Inovação, reiterando a importância de inovar no franchising, reconhecer os esforços que já estão sendo feitos e estimular um mergulho ainda mais profundo nesta área. Em um mercado em constante evolução, o design se consolidou como uma estratégia assertiva e viável de diferenciação e competitividade”, declara Altino Cristofoletti Junior, presidente da Associação.

As marcas, os profissionais e os respectivos projetos premiados integram o livro digital do Prêmio ABF+RDI Design 2018. Em sua quarta edição, a obra é uma iniciativa da ABF que traz os detalhes da concepção de cada projeto premiado e também um perfil do júri. Os troféus foram entregues na celebração que integra o maior encontro do setor de franquias no ano e que reuniu cerca de 500 líderes do franchising brasileiro na Ilha de Comandatuba (BA).

Confira os vencedores do Prêmio ABF+RDI Design 2018:

CATEGORIA

MARCAS VENCEDORAS

PROJETO

Projeto Arquitetônico - Loja

Ouro: Barbearia do Zé

Barbearia do Zé Jardim Botânico

Prata: Café Cultura

Loja Conceito Café Cultura

Bronze: Cacau Show

Mega Store Cacau Show

Projeto Arquitetônico - Quiosque

Ouro:Nutty Bavarian

Quiosque Nutty Bavarian

Prata: Bubble Mix Tea

Bubble Mix Tea

Bronze: Óticas Carol

Kombi Carol Summer

Visual Merchandising – Vitrine

Ouro: Bibi

Projeto CRI.AS - Vitrine

Prata: Casa das Cuecas

Dia dos Pais 2018 - Casa das Cuecas

Bronze: Via Mia

Vitrine - Por Onde Andei

Visual Merchandising – Campanha

Ouro: Havaianas

Campanha 20 anos Havaianas Brasil

Prata: Wizard

Dia W.

Bronze: Bibi

KomBibi

Visual Merchandising – Promoção de PDV

Ouro: Havaianas

Campanha de Liquidação 2018

Prata: Nutty Bavarian

21 Anos Nutty Bavarian

Produto

Ouro: iGUi

UNLIMITED

Prata: The Body Shop Brasil

Linha Leite de Baobá

Bronze: Óticas Carol

Lentes Graduadas Ray-Ban

Embalagem

Ouro: Havaianas

Embalagens Campanha Global

Prata: Imaginarium

Novo padrão de embalagens Imaginarium

Bronze: Acqua Aroma – O Perfume da sua Casa

Nova Linha Premium

Brand Design

Ouro: Ice Creamy Sorvetes

Ice Creamy - Reposicionamento da marca

Prata: Big X Picanha

Brand Design/Comunicação Visual de Lojas/Sinalização Shopping Eldorado

Bronze: Fast Açaí

Nova identidade da Fast Açaí

Design Consciente

Ouro: Bibi

Projeto CRI.AS

Prata: Yázigi

Yázigi Act to Impact - Desencanude-se

Bronze: Casa de Bolos

Casa de Bolos - BoloBag Retornável

Design de Inovação

Ouro: iGUi

UNLIMITED

 

Prata: Portobello Shop

Codice by Jader Almeida para Officina Portobello

 

Bronze: Portobello Shop

Ícaro by Jader Almeida para Officina Portobello

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?