Notícias / Eventos / Eventos ligados ao setor de franquias aquecem negociações do Grupo Ornatus no Rio de Janeiro

Eventos ligados ao setor de franquias aquecem negociações do Grupo Ornatus no Rio de Janeiro

Compartilhe:   

O Rio de Janeiro vai abrigar, de 27 a 29 de setembro, uma das dez maiores feiras de franquias do mundo, a Rio Franchising Business, a ser realizada no Riocentro. E o Grupo Ornatus já começa a planejar as ações para o evento, que tem foco em um mercado em constante expansão.

Com um ritmo de crescimento superior ao da economia brasileira há mais de uma década e representando hoje 2,3% do PIB nacional, o segmento de franquias subiu 16,9% em 2011, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões. Já são cerca de duas mil marcas atuando no País, com um total de 93 mil unidades franqueadas e mais de 837 mil postos de trabalho diretos.

Atualmente, segundo dados da World Franchise Council (WFC), o Brasil está em 6º lugar no ranking mundial em número de pontos de venda e ocupa a 4ª posição no ranking do total de marcas. Nesse cenário, o Rio de Janeiro possui mais de 12% de participação, ficando atrás apenas de São Paulo na concentração de unidades.

Além disso, o Rio é reconhecido como gerador de tendências para todo o território nacional e a perspectiva produzida pela realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 gera uma demanda crescente no setor de serviços. Consciente da oportunidade que a região representa, o Grupo Ornatus mantém relacionamento constante com investidores da cidade maravilhosa.

“O Rio é uma das principais praças do País. Se levarmos em conta o advento dos maiores eventos esportivos mundiais, certamente estamos falando de um mercado certo para quem deseja prosperar”, afirma Eduardo Morita, diretor de Desenvolvimento e Negócios do Grupo Ornatus.

Com seis unidades da Morana e uma da Balonè distribuídas pelo estado fluminense, a empresa prevê uma expansão ainda maior no local. “Se considerarmos a grandeza do mercado, ainda temos muito para crescer com nossas marcas de moda”, ressalta Morita.  “No caso das bandeiras de alimentação, ainda não possuímos operação no Rio, o que significa ótimas oportunidades para as franquias e para quem quer investir”.

Para aproveitar o panorama favorável, o Ornatus vai deslocar toda sua equipe de expansão para a Rio Franchising. “Nossos consultores estão à disposição para atender investidores para os negócios oferecidos pelo Grupo”, observa Morita. Diante da conveniência que a feira proporciona para apresentar as vantagens de investir numa franquia, o diretor destaca a expectativa de sua empresa. “Além dos empreendedores do Rio de Janeiro, esperamos receber pessoas de outros estados que visitam o evento, pois a cidade atrai investidores de várias regiões do Brasil.”

Em 2012, a previsão da organização é de que a feira movimente R$ 150 milhões e receba cerca de 25 mil visitantes. Em comparação com 2011, haverá um aumento de 20% na área ocupada, que passará para 12 mil m². A Rio Franchising deste ano também registra um crescimento de 10% no número de expositores e vai trazer ao público mais de 220 marcas, nacionais e internacionais.

Além da participação agendada para a Rio Franchising, o Grupo Ornatus marcou presença na Rio Franchising Meeting, realizada em julho. Estiveram presentes o CEO da empresa, Jae Ho Lee, e o consultor de expansão, Rildo Biazetto. O encontro, dirigido a um grupo seleto de empresários, reuniu aproximadamente 120 pessoas. Na ocasião, representando a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Lee ministrou palestra sobre o relacionamento entre franqueados e franqueadoras. Biazetto, por sua vez, aproveitou o ensejo para selar contatos quentes com investidores locais. “Como fruto do encontro, podemos comemorar a forte possibilidade de abertura de uma Morana em Búzios”, revela.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?