Notícias / Eventos / Mercado de franquias é referência na economia

Mercado de franquias é referência na economia

Franchising aumentou R$ 35 bilhões em seu faturamento nos últimos cinco anos. Franchising Fair destacará esse crescimento

Compartilhe:   

Em um cenário favorável da economia, o mercado de franquias internacionais vem crescendo ao longo dos anos no Brasil. Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2009, o franchising representou 2,1% do PIB brasileiro. O setor aumentou em seu faturamento cerca de R$ 35 bilhões nos últimos cinco anos. A força do setor poderá ser conhecida no evento que acontece na capital gaúcha entre os dias 10 e 12 de dezembro, a Franchising Fair - Feira Nacional de Franquias, no Centro de Eventos Barra Shopping Sul.

No ano passado, foram registradas 1.643 redes de franquias no Brasil que geraram 719.892 empregos. Comparado com o ano de 2004, houve um aumento de 943 redes e 219.892 empregados, além de ser o setor que mais investe em treinamento e capacidade de mão-de-obra.

O sistema de franquias brasileiro é regulado pela Lei 8.955, de 15 de dezembro de 1994, que dispõe sobre o contrato de franquia empresarial. Poucos países possuem uma lei específica para o setor. Foi decretado que os contratos de franquia empresarial são disciplinados pela lei. O franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca, associado ao direito de distribuição do produto ou serviço.

Abrir uma franquia é uma forma bem sucedida de ter o seu próprio negócio e os interessados poderão visitar a 10º edição da Feira Nacional de Franquias, Franchising Fair, onde empresas reconhecidas estarão em busca de empreendedores e novos negócios.

A Franchising Fair oferece palestras grátis para pessoas interessadas em obter maiores informações sobre como tornarem-se Franqueados ou Franqueadores de Sucesso. O evento ocorre no Centro de Eventos Barra Shopping Sul, em Porto Alegre do dia 10 a 12 de dezembro.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?