Notícias / Eventos / Alimentação puxa expansão de franquias

Alimentação puxa expansão de franquias

Pesquisa revela que o potencial de crescimento de franquia no setor de alimentação

Compartilhe:   

O mercado de franquias se apresenta promissor para o Nordeste como um todo, mas é o setor de alimentação que tem a região como um verdadeiro eldorado com expectativas de crescimento bem acima do restante do País. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), apesar de o Sudeste continuar sendo a região com maior concentração no número de lojas (67,5%) e o Sul, com 12,0%, é a região Nordeste que desponta como nova rota de crescimento: 7,8%. A expectativa para 2010 é chegar a 9,3%; em 2011, a 10,6%; e em 2012, a 11,6%, enquanto as demais regiões devem permanecer estáveis.

Para Enzo Donna, presidente da ECD Food Service, que também realizou a pesquisa, o que mais chamou a atenção no estudo foi o crescimento permanente do sistema de franquias, mesmo diante da crise que afetou o País. "O modelo não só continua crescendo em faturamento como também em número de lojas. O sistema de franquias está, cada vez mais, ampliando a sua oferta gastronômica. Apesar de o sanduíche ser o principal segmento, outras categorias alimentares como grelhados, comida trivial, massas, "snacks" e docerias crescem ano a ano, ocupam novos espaços no mercado de franquias", ressalta.

Confiança

Ainda de acordo a pesquisa, no Brasil, a taxa de crescimento na comparação de 2009/2008 é de 17,4% e a expectativa para 2010/2009 é de 18,8%. Para Adir Ribeiro, cada vez mais o consumidor está procurando o conceito de experiência de marca. "Ele está querendo algo já conhecido, organizado. Na parte das alimentações, essas franquias passam uma grande confiança. O consumidor do Nordeste gosta disso. A franquia passa organização, vigilância sanitária, que o público gosta", avalia o consultor.

Qualidade

Outra pesquisa da ABF e da ECD Food Service procurou avaliar os critérios levados pelos empreendedores de franquias na compra de produtos e matérias-primas. A pesquisa concluiu que o fator "qualidade" é determinante no processo de escolha dos produtos.

De acordo com o estudo, o sistema de franquias coloca a boa procedência dos produtos em primeiro lugar. "A qualidade é a porta de entrada do processo de compras; após esse filtro o elemento decisório é o preço", afirma João Baptista Jr., coordenador geral da pesquisa.

Para Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, o sistema de franquias é a replicação de um modelo de sucesso, sendo a marca o seu maior bem. "Não é surpresa que o fator qualidade ocupe um papel de destaque na decisão de qualquer processo, seja produto ou serviço", avalia.

Sucesso no Ceará

De volta ao Estado desde 2006, a Subway conta hoje com 12 lojas abertas em Fortaleza. Até o fim do ano, os sanduíches da Subway terão mais duas lojas franqueadas na Capital. "Queremos finalizar 2010 com 14 lojas", revela Frederico Lanac Pereira, agente de desenvolvimento da marca no Norte e Nordeste. Baseado no crescimento que vem tendo nas outras cidades do Nordeste, Pereira prevê investimento na capital cearense. "A longo prazo pode chegar a 30 lojas em Fortaleza. Hoje temos quase 480 lojas no Brasil, 66 no Norte-Nordeste. A maior media de vendas do Brasil é no Nordeste, onde a Subway tem mais sucesso no Brasil. É impressionante o que está acontecendo no Nordeste e essa é uma coincidência muito bem vinda", diz.

Com sotaque cearense

Com 27 lojas só no Ceará e expectativa de expansão para o interior do Estado, a Bebelu Sanduíches nasceu em um trailer na Capital cearense e se tornou uma das redes de fast-food com maior destaque em território nacional. Hoje, está em 10 estados. "Esse segundo semestre está sendo bom paras franquias no Ceará", avalia o franqueador master da Bebelu e Cone Pizza, Rony Ximenes.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?