Notícias / Especial / HSBC começa a financiar capital inicial de franquias

HSBC começa a financiar capital inicial de franquias

A ideia é prover até 60% do capital de giro inicial

Compartilhe:   


O HSBC fechou parceria com os franqueadores das redes Bob's, 5àSec, Subway e a escola de idiomas Wizard para financiar futuros franqueados das marcas no Brasil. A ideia é prover até 60% do capital de giro inicial, necessário para a abertura de um novo negócio, num segmento da economia que movimenta R$ 63 bilhões ao ano e em que a taxa de mortalidade das pequenas e médias empresas é inferior à média nacional. Num segundo momento, a proposta é agregar aos lojistas o serviço de credenciamento para captura de transações com cartões de débito e crédito, além da antecipação de recebíveis.

O projeto reforça o conceito de cadeia produtiva que o grupo inglês quer imprimir no mercado local, atendendo às diversas etapas de fornecimento até chegar à indústria. "A gente consegue ter a visão do cliente no nascimento do negócio. Ao atingir a pequena e média empresa, o banco atende também o franqueador, as suas necessidades de expansão", diz o diretor do HSBC Daniel Zabloski.

Com a oferta, o banco trouxe cinco novos contratos de crédito para recém-criada área de franquias e a ideia é chegar a 100 num curto intervalo de tempo. Os financiamentos têm prazo de até 42 meses, com carência de seis para o pagamento do principal, com desembolso só de juros no período intermediário. As taxas são inferiores a 2% ao mês. A lógica por trás da proposta é que, no conjunto, os lojistas ligados a um determinando franqueador conseguem ter condições mais favoráveis no pacote de serviços bancários do que teriam se batessem à porta de uma agência bancária sozinhos.

Para chegar a essas condições, o banco se vale da análise prévia feita pelo franqueador, que é quem indica o banco para a futura franquia e já fez um estudo de viabilidade econômica daquele negócio. De antemão, a instituição já tem uma estimativa de custos e do prazo de retorno do investimento. "Na verdade, o primeiro filtro já foi feito. A avaliação de crédito passa a dispor dos custos da obra, do número de funcionários por loja", exemplifica o superintendente Denny Maier Bines.

A ideia é, mais à frente, ampliar o projeto para outros franqueadores, após o banco ter um diagnóstico desses primeiros passos. "Num curto espaço de tempo não dá para avaliar a qualidade da carteira de crédito", afirma Zabloski.

A área de franquias está debaixo do HSBC Empresas, diretoria recém-assumida por Marcelo Aleixo (ex-Santander) e que se alinha à nova estratégia mundial do grupo de adaptar produtos e serviços do segmento corporate ao nicho de pequenas e médias empresas - no Brasil, de companhias com faturamento de até R$ 30 milhões.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?