Notícias / Eventos / ABF Franchising Expo foi um sucesso!

ABF Franchising Expo foi um sucesso!

Feira contabilizou mais de 42 mil visitantes

Compartilhe:   

A 19ª ABF Franchising Expo contabilizou mais de 42 mil visitantes. Segundo Ricardo Bomeny, presidente da Associação Brasileira de Franchising, no primeiro dia da maior feira de franquias da America Latina, a visitação já tinha superado 10% se comparado ao mesmo período do ano anterior. 'No ano passado encerramos a feira com o resultado de 39 mil pessoas interessadas em abrir o próprio negócio, esse ano chegamos aos exatos 42.200, uma meta excelente para esse período', afirma o presidente da entidade.

O público visitante conheceu 330 oportunidades de investimento em diversos segmentos da economia, gostos, bolsos e regiões. A expectativa é que o volume de negócios gerado fique em torno de R$ 100 milhões, 'consequentemente esse volume pós-feira aumentará significativamente', completa Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.

Paralelamente à exposição, a ABF realizou diversas atividades, entre elas os cursos rápidos que tinham como principal objetivo ampliar o conhecimento do público visitante sobre o atual mercado de franquias. Foram abordados seis temas: Aspectos jurídicos da franquia; Avaliando a franquia do seu sonho; Como avaliar seu perfil empreendedor e obter sucesso, Como escolher e negociar pontos comerciais; Cuidados ao montar a empresa; Passos para comprar sua franquia e Sustentabilidade como diferencial na escolha da franquia.
Segundo dados da organização, 50% dos espaços para edição de 2011 já foram reservados, uma indicação positiva dos efeitos de se ter um estande da marca no evento mais importante do setor.
'A feira foi muito satisfatória para os nossos negócios. Nosso estande teve grande movimentação e recebemos interessados de várias partes do Brasil. Tivemos ainda a visita de um investidor de João Pessoa, na Paraíba, de interessados na franquia Seletti. Acredito que quatro bons negócios podem se concretizar', avalia Luis Felipe Campos, sócio-diretor do Seletti.
 
O segmento de alimentação, um dos destaques em termos de crescimento e de geração de oportunidades, registrou excelente procura durante o evento, como confirmam a Gerente de Operações da Subway no Brasil Roberta Damasceno e Aline Mathias, gerente de Marketing da Risotto Mix.  'Este ano, recebemos pessoas vindas de diferentes partes do país, principalmente das regiões Nordeste e Centro Oeste', comenta Roberta, da Subway. Aline, da Risotto Mix, completa: 'Tivemos um leque variado de interessados e houve prospects, inclusive, de fora do Brasil.'
 
Para os veteranos na feira, Rei do Mate e Vivenda do Camarão, o evento foi uma vitrine importante para apresentar planos de expansão e novidades para potenciais franqueados. 'Entre os perfis interessados na bandeira da marca, estão jovens, entre 25 e 35 anos, que buscam um negócio para investir e administrar', comenta Ricardo Salém, gerente de expansão da Vivenda.
 
Segundo Antonio Carlos Nasraui, diretor comercial do Rei do Mate, ganhador do prêmio de melhor franquia do segmento de Cafeteria e Confeitaria, a visitação do estande foi acima do esperado. 'Recebemos pessoas com os mais diferentes estilos, principalmente empreendedores interessados em abrir unidades no Nordeste, um dos focos do plano de expansão de nossa rede. A expectativa é fechar o ano com mais de 300 unidades em operação em todo o território nacional', afirma Nasraui.

As iniciantes no segmento de franchising, Chopp Germânia e SuperSAN, ressaltam que a participação na feira é fundamental para o contato inicial e cadastro de possíveis franqueados. 'Escolhemos a ABF Franchising Expo para divulgarmos nosso modelo de negócio móvel e a aceitação foi ótima', diz Carlos Navajas, diretor de expansão da Germânia.
 
Já Eric Stöcker, diretor da SuperSAN, revela: 'a SuperSAN prevê que pelo menos 5% dos visitantes recebidos durante o evento serão convertidos em franqueados'.
 
A Antídoto Cosméticos, rede que participou da feira pela 9ª consecutiva, comemora a alta do segmento de cosméticos, evidenciada pela grande procura de interessados. Segundo Marcelo Sarpe, gerente de expansão da rede, a aceitação dos formatos e novidades apresentadas durante a feira foi grande. 'Aproximadamente 50% dos visitantes que recebemos em nosso estande se interessaram pela franquia virtual, nossa grande aposta para o evento', comemora.
 
As redes de idioma e cursos de qualificação profissional, Yázigi Internexus e Grupo Eurodata, apostaram na expansão de seus negócios com a chegada da Copa e eventos esportivos que serão realizados no país nos próximos anos. Nesse período, será necessário investir em educação e treinamento dos profissionais de todas as áreas. Alexandre Gambirásio, presidente do Yázigi, e Ramon Asensio, presidente do Grupo Eurodata, revelam que o perfil dos visitantes dessa edição da ABF foi caracterizado por candidatos dispostos a fecharem contratos. 'Tivemos um aumento de 20% na procura por nossas franquias em relação ao ano passado. A expectativa é abrir 150 unidades até 2014', afirma Gambirásio.
 
Já Asensio revela que a Eurodata Interativa foi a bandeira mais procurada durante os quatro dias do evento. 'Nossa expectativa é fechar 100 contratos nos próximos 90 dias e finalizar o ano com 500 unidades em operação em todo o território nacional'.

A Microcamp recebeu cerca de 200 visitantes durante participação da ABF Franchising Expo. 'Tivemos uma repercussão acima do previsto, cerca de duzentos atendimentos personalizados foram feitos durante os quatro dias de evento', comemora João  Abadde, diretor de franquias da rede. Focada em atender apenas interessados em abrir franquias em regiões do Brasil pouco exploradas pela rede, como Norte e Centro Oeste, a Microcamp prevê concretizar cerca de 20% dos contatos estabelecidos durante a feira em franquias.
 
Antes do término da feira, o Grupo Parmê / Bendita Fruta já tinha feito 158 cadastros; 5% com perfil pertinente à marca, que podem gerar negócios para ambas as marcas do grupo, principalmente em estados fora do eixo Rio-SP.
 
A Bittencourt Consultoria atendeu em seus estandes mais de 1600 pessoas e já concretizou seis novos negócios. 'As expectativas em relação ao evento são excelentes. Fizemos bons contatos na feira, que futuramente nos ajudarão a efetivar outras parcerias para abertura de franquias', afirma Liana Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt.
A FastFrame / Moldura na Hora conversou com uma média de 50 pessoas interessadas em abrir novas franquias em todo o país. As expectativas são para abrir novas lojas em mercados carentes de serviços de decoração.
Um balanço preliminar das atividades realizadas durante a Feira ABF Expo Franchising 2010 mostra que a Salad Creations, franquia de alimentação, iniciou contatos fundamentais para a expansão de suas atividades. De todos os visitantes que estiveram no estande da marca, pelo menos dez interessados têm fortes expectativas de serem novos franqueados da empresa ainda em 2010.


De acordo com Edson Ramuth, médico que fundou a rede A Emagrecentro, a expectativa é que 50 novas unidades sejam abertas até o final do ano. 'Queremos continuar crescendo com ou sem crise. A feira é mais uma ferramenta para continuarmos nessa meta', diz.
 
A organização do evento, juntamente com a Associação Brasileira de Franchising agradece a presença de todos os visitantes. Aproveita a oportunidade para desejar que bons negócios sejam gerados a partir da ABF Franchising Expo 2010, maior feira de franquias da America Latina, segunda maior do mundo, e se coloca a disposição para mais informações sobre o setor de franquias.

Fonte: ABF

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?