Notícias / Eventos / ABF Expo tem saldo ambiental positivo

ABF Expo tem saldo ambiental positivo

Serão destinados para reciclagem 10 toneladas de lixo

Compartilhe:   

A Associação Franquia Sustentável (Afras), braço de responsabilidade social da Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizou a gestão dos passivos ambientais da ABF Franchising Expo 2010. O trabalho compreendeu três ações coordenadas: coleta seletiva do lixo gerado pelo evento, compensação de gases do efeito estufa gerados pela feira (GEEs) e teste da pegada ecológica disponibilizado aos visitantes da feira.

No ano passado, a coleta seletiva resultou em 7,5 toneladas de resíduos sólidos. Em 2010, com o aumento de 30% no tamanho do evento, a Afras espera recolher cerca de 10 toneladas de material reciclável. A empresa BR+10 Gestão de Embalagens Pós-Consumo foi a responsável pela triagem de todo o material reciclável que foi doado à Associação Área Limpa.

Com o auxílio e metodologia do Instituto Socioambiental (ISA), as emissões de GEEs geradas com a montagem, funcionamento e desmontagem da feira serão compensadas com o plantio de 780 espécies nativas na região do Xingu (MT), por meio do projeto Y Ikatu Xingu. No ano passado, esta iniciativa garantiu o cultivo de 600 mudas nesta área.

A novidade deste ano ficou por conta do teste da pegada ecológica que envolve questões como a quantidade de carne consumida semanalmente, quantidade de eletrodomésticos utilizados cotidianamente, uso de transporte coletivo, consumo de água entre outros tópicos que analisam se o estilo de vida pessoal pode ser considerado sustentável.

A Afras disponibilizou em seu estande um totem touch screen interativo para realizar este teste elaborado pela ONG internacional WWF - World Wild Foudation (http://www.pegadaecologica.org.br/ ), dedicada à busca da harmonização da atividade humana com a conservação da biodiversidade. Para cada pegada calculada, a Afras irá doar R$0,50 ao fundo de projetos desenvolvidos pela WWF-Brasil. Até o final do evento, a entidade acredita que poderá contribuir com cerca de R$ 250 à ONG.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?