Notícias / Eventos / Greg Nathan aposta no bom relacionamento nas franquias

Greg Nathan aposta no bom relacionamento nas franquias

Para o consultor australiano este é o maior desafio para o franchising

Compartilhe:   

Para o australiano Greg Nathan, psicólogo e consultor de franquias, o maior desafio para o franchising continua sendo o relacionamento entre franqueados e franqueadores. Em dois dias de palestras no 1° Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, que aconteceu nesta semana em São Paulo, Nathan reafirmou a todo momento o quanto uma interação ruim entre ambos pode comprometer os negócios. “Vivi os dois lados, fui franqueado e franqueador, então conheço os dois pontos de vista”, alega o consultor.

Em seus estudos, Nathan costuma adotar o que chama de "Abordagem Holística das Relações no Franchising". Para ele, a parte psicológica tem grande importância no sucesso da rede e mesmo assim costuma ser a área mais negligenciada e menos entendida. Segundo Nathan, as emoções também fazem parte do sistema de franquias, pois somente se o franqueado confiar no franqueador é que irá aceitar sua liderança, e quanto mais o franqueado se sentir pertencente ao negócio, mais ele irá de fato contribuir para o seu crescimento. Essa é uma sensação que precisa ser trabalhada pelo franqueador. Além disso, o consultor também apontou quais são as tendências em recrutamento. No processo de seleção, por exemplo, o ideal é que o franqueado escolha o franqueador e vice-versa. Nesse caso, há a necessidade do “encaixe perfeito”, como salientou Nathan.

Aliás, o encaixe certo é um dos fatores que ajudam a garantir o menor número possível de conflitos, uma vez que eles certamente acontecerão. Alinhar expectativas é essencial para que o franqueado não se decepcione. Por isso a importância de pesquisar bastante, conversar com outros franqueados da rede, perguntar se caso eles pudessem voltar no tempo fariam parte novamente daquela franquia.



PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?