Notícias / Especial / Afras lança programa de sustentabilidade para franquias

Afras lança programa de sustentabilidade para franquias

A Associação Franquia Sustentável apresenta metodologia para o setor reduzir e compensar a emissão de gases que provocam o efeito estufa

Compartilhe:   

A Associação Franquia Sustentável (Afras), braço de responsabilidade social da Associação Brasileira de Franchising (ABF), lança na sexta-feira (26/02) o programa Franchising de Baixo Carbono. Realizado em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), ele vai orientar redes de franquias a reduzir e compensar a emissão de gases que provocam o efeito estufa como o CO2 (produzido pela respiração vegetal e animal), o metano (produzido pela decomposição de qualquer material orgânico) e o óxido nitroso (produzido pelos mares e florestas), entre outros.

Rodrigo Junqueira, engenheiro agrônomo do ISA e especialista em ciência ambiental e sistemas alternativos de microfinanciamento rural, mostrará a metodologia para realizar inventário, redução e sequestro de gases de efeito estufa na operação das franquias. Ele discutirá, entre outros temas, o mercado de carbono e suas perspectivas, as vantagens competitivas que uma empresa obtém ao se tornar uma empresa de baixo carbono e o valor agregado que a marca ganha com isso.

O presidente da Afras, Claudio Tieghi, acredita que, embora não tenham obrigação de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, muitas redes de franquias e empresas ligadas ao franchising deverão adotar práticas mais sustentáveis no que diz respeito ao aquecimento global. “As grandes empresas brasileiras surpreenderam na adesão ao Carbon Disclosure Project (CPD), uma iniciativa internacional que auxilia grandes empresas de todo o mundo a mapear as emissões de gases de efeito estufa decorrentes de suas atividades. O Brasil ficou em segundo lugar em número de participantes, atrás apenas do Reino Unido. Com esta iniciativa queremos mostrar que a redução e a compensação de carbono também é acessível e viável para o pequeno negócio”, afirma Tieghi.

O programa será lançado durante o Café Afras, evento mensal promovido pela entidade com objetivo de sensibilizar e educar gestores, executivos e público interessados no franchising sobre os temas da sustentabilidade e responsabilidade social. O café Afras ocorre nesta sexta-feira (26), às 8h30, na Associação Brasileira de Franchising, na Av. das Nações Unidas, 10.989 -11º andar, conj. 112 – Vila Olímpia, São Paulo, SP (ao lado da Estação Vila Olímpia de trem). Custa R$ 10 para associados Afras e R$ 20 para não-associados.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?