Notícias / Especial / Gestão informatizada de franchising é vital pra saúde da empresa

Gestão informatizada de franchising é vital pra saúde da empresa

Para alavancar o negócio, é necessário o auxílio de ferramentas eficazes

Compartilhe:   

Como gerenciar uma rede de franquias de varejo com eficiência e segurança para o negócio dar certo tanto para o franqueado quanto para os franqueadores? Se for bem administrada, a franquia é um excelente negócio, mas, para decolar e gerar lucros, precisa estar ancorada em boa gestão administrativa, de ambos os lados. Certas vezes, isto pode ser mais difícil ou mais complexo, dada a natureza dispersa das franquias.

O conceito de franchising implica em assistência e orientação ao franqueado. Assim, o empresário que adere a uma franquia espera ter apoio, inclusive na gestão, com modelos de controle de despesas, relatórios formatados e até mesmo com um sistema de gestão e informação eficiente para auxiliá-lo em suas decisões.

Equivocadamente, muitos franqueadores de pequenas redes de varejo tentam acumular funções e acabam não tendo tempo de fazer tudo com eficiência: ou expandem a rede ou gerenciam as lojas ajudando os franqueados nas gestões individuais.

Para alavancar o negócio, é necessário o auxílio de ferramentas eficazes de automação comercial que forneçam suporte para o franqueador e diretrizes confiáveis aos franqueados. Felizmente, com a ajuda da informática, o que era complexo ficou simples.

Mas, atenção! Esse processo de informatização, seja de pequenas ou de grandes redes de franquia, precisa ser acompanhado por consultores especializados.

São eles que vão indicar os softwares mais adequados à franquia, implantando um sistema que vai realmente modernizar a gestão daquele tipo específico de comércio, garantindo ao empresário, inclusive, uma ampla visão do mercado onde a franquia atua.

Ocorre ainda que, muitas vezes, a informatização foi implantada, mas não foi assimilada por gerentes e funcionários no dia-a-dia do negócio. Sem treinamento, as empresas não conseguem ter autonomia de uso desses novos sistemas. Daí a importância do apoio de uma consultoria especializada.


PME pode (e deve) optar por terceirizar a automação comercial
Os pequenos, principalmente, podem e devem terceirizar os serviços de automação comercial – evitando engessar pessoas-chave de suas equipes, que em geral não estão capacitadas para este fim – através de uma consultoria responsável e de renome que preste um apoio efetivo em todos os setores do negócio.

Uma boa consultoria também pode ajudar franqueadores que estejam com problemas com seus softwares, sejam esses franqueadores grandes ou pequenos no mercado, sejam eles ligados a qualquer tipo de comércio, incluindo aí varejo e food service. A consultoria está preparada para desenvolver o pacote de gestão, identificando e resolvendo problemas de aderência do software ao modelo de negócio da empresa.

Com a orientação da consultoria e um bom sistema de gestão informatizado, o franqueador pode olhar para o negócio de seus franqueados de maneira mais transparente e apontar caminhos para contornar problemas que possam surgir. Dessa forma, os resultados serão sempre positivos. O processo de automação traz recompensas e ganhos para ambas as partes.

Com a automação implantada e funcionando bem, a rede franqueadora poderá montar, inclusive, uma central de informações on line e, em caso de dificuldades com algum franqueado, adotar ações rápidas no sentido de orientá-lo da melhor forma possível.

Quando o franqueador consegue concluir com sucesso a informatização do negócio, treinando bem seus funcionários para o uso eficiente do sistema, adquire agilidade para orientar e interagir com seus franqueados. Com isso, eles atingem suas metas, conseguem crescer e se firmar no comércio, o que é bom para todo mundo.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?