Notícias / Eventos / ABF Expo 2009 tem saldo ambiental positivo

ABF Expo 2009 tem saldo ambiental positivo

Afras - Associação Franquia Solidária -, fez a gestão ambiental da feira

Compartilhe:   

A ABF Expo, maior feira do setor de franquias do país, contou este ano com uma novidade: gestão ambiental dos passivos ambientais gerados pelo evento. A Associação Franquia Solidária (Afras), braço de responsabilidade social da ABF, organizadora da feira, não mediu esforços para que o evento se tornasse um exemplo de sustentabilidade.

Em parceria com a BR+10, a Afras coordenou a coleta seletiva de toda a feira. Em quatro dias de funcionamento, foram recolhidas mais de sete toneladas e meia de material reciclável, que foram doadas para a Central de Triagem Capela do Socorro, cooperativa de Interlagos.

O volume de material separado, nesta edição da feira, foi sete vezes maior do que o recolhido no ano passado, quando a coleta só foi feita na área de alimentação e mezzaninos. Apesar da crise que reduziu drasticamente o valor dos materiais recicláveis, este volume representou renda de R$ R$ 2.891,60 para a cooperativa.

A Afras, responsável por desenvolver o sistema de coleta seletiva que transformou o bairro do Morumbi no campeão da reciclagem em São Paulo, amplia o seu leque de atuação agora, na maior feira do setor, uma das mais expressivas no mundo.
“Eventos acontecem todas as semanas em São Paulo. Geram enorme volume de material, que deixaria de ir para o lixo comum e seguiria para a reciclagem, gerando trabalho e renda para muitas famílias”, defende Eleine Beláváry, diretora executiva da Afras. “Esperamos poder inspirar outros segmentos de negócios a fazerem o mesmo”, afirma Claudio Tieghi, presidente da entidade.

A Afras, através das franqueadoras associadas, também vai compensar a emissão de gás carbônico com a montagem, funcionamento e desmontagem do evento. Com o auxílio do Instituto Socioambiental (ISA), irá plantar 600 mudas de espécies nativas na região do Xingu (MT). A campanha teve a adesão das empresas Bob’s, Casa do Pão de Queijo, O Boticário (franqueado de São Paulo), Vecchi&Ancona Estratégia e Gestão, Rei do Mate, Vivenda do Camarão, Spoleto e Yazigi Internexus, que doaram mais 1.400 mudas para a campanha Y Ikatu Xingu, do ISA.

“O entusiasmo foi tão grande que iremos estender a campanha durante mais alguns dias”, afirma Eleine Beláváry. O resultado final da campanha será divulgado no início de julho no site da Afras. “O franchising, setor que se destaca por ineditismo de atuação, mais uma vez sai na frente ao buscar soluções permanentes que resultem na redução da emissão de CO2” conclui Claudio Tieghi. 


 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?