Notícias / Especial / ABF realiza aproximação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento

ABF realiza aproximação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento

1ª Reunião do Cluster de Projetos de Franquias, realizado em Medelín, na Colômbia

Compartilhe:   

A Associação Brasileira de Franchising - (ABF), participou a convite do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) da 1ª Reunião do Cluster de Projetos de Franquias, realizado em Medelín, na Colômbia, de 27 a 29 de abril de 2009.

Ricardo Camargo participou como representante da FIAF, WFC e ABF e ministrou uma palestra sobre o panorama do setor de franquias no mundo.
 
Na ocasião Camargo teve oportunidade de conhecer o projeto desenvolvido na Colômbia entre a Câmara de Comércio de Medelín e o BID, que através do FOMIN (Fundo Multilateral de Investimentos) contemplou um investimento de 1,4 milhões de dólares, e resultou nos últimos três anos na abertura de 132 negócios de franquias no país.

O modelo colombiano contribuiu para o desenvolvimento de projetos de franquias na Republica Dominicana, Costa Rica e Brasil. No Brasil o foco de atuação são os dekasseguis. Segundo Ricardo, `o evento foi uma ótima oportunidade de conhecer como o setor de franchising pode contribuir para o desenvolvimento de uma cidade, além de perceber o potencial do país para a entrada de franquias brasileiras`.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?