Notícias / Eventos / ABF participou da 22ª edição da Feira Internacional de Franquias no México

ABF participou da 22ª edição da Feira Internacional de Franquias no México

Outro destaque do evento foi a 11ª Edição do Prêmio Nacional de Franchising

Compartilhe:   

ABF participou da 22ª edição da Feria Internacional de Franquicias, que ocorreu de 5 a 7 de março na Cidade do México, realizada pela Asociación Mexicana de Franquicias. A Feira tem por objetivo promover, divulgar e fomentar o desenvolvimento do sistema de franquias no segundo maior mercado do setor na América Latina.

Este ano a feira ocupou uma área de cerca de 6.000 m2, onde 250 empresas expuseram seus conceitos e produtos para um público estimado em 30 mil pessoas durante três dias de evento.

Assim como no Brasil a crise econômica tem favorecido o setor, que apresentou uma taxa de crescimento significativo em 2008 (10% contra um crescimento do PIB de 4,5%). Há hoje no México cerca de 850 redes, num total de aproximadamente 60 mil pontos de vendas (unidades).

Este ano o ponto forte da feira foi a apresentação de um programa de desenvolvimento para a franquia mexicana, encabeçada pelo Governo Mexicano e a Associação Mexicana de Franquias, que prevê uma grande alavancagem para o setor por meio de linhas de financiamento muito atraentes. O Plano Nacional de Franquias (PNF) - disponibiliza linhas de crédito que em 2009 devem atingir os US$ 23 milhões de dólares, sendo que o candidato a abertura de uma franquia poderá solicitar até US$ 17 mil dólares, com prazo de pagamento em 36 meses, sem juros e sem garantias, e que até o momento também não registra inadimplência. 

Outro destaque do evento foi a 11ª Edição do Prêmio Nacional do Franchising, organizado pela AMF; onde 18 categorias do setor foram premiadas por sua atuação em 2008. Na ocasião a rede brasileira Spoleto levou o troféu na categoria Alimentação e Bebidas. A rede já possui 8 unidades em operações no país e mais 4 a serem inauguradas. A meta para 2009 é de fechar o ano com um total de 25 lojas, entre abertas e assinadas

Durante o evento ocorreu a reunião dos membros da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), e a novidade foi a entrada da Colômbia como novo país membro da Federação - agora são 10 - Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Guatemala, México, Peru, Portugal e Venezuela. Na ocasião, o representante do governo mexicano Rafael Manzo apresentou o PNF em detalhes, que servirá de modelo para o desenvolvimento e aprimoramento de ações semelhantes nos países membros.

Cada país falou sobre o desempenho do setor em 2008 e as perspectivas para 2009. O grupo concluiu que a crise financeira internacional favorecerá o desenvolvimento do setor de franquias na América Latina e deverá receber fortes investimentos de redes internacionais, que buscam novos mercados para desenvolver seus projetos de expansão.

A ABF também realizou uma reunião com representantes do - International Council of Shopping Centers (ICSC), na qual foram discutidas ações para o desenvolvimento do acordo de cooperação entre as duas entidades, e já prevê a presença do ICSC na feira da ABF e a presença da ABF na convenção do ICSC no mês de outubro no Panamá, onde haverá debates sobre franquias.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?