ABF participou da 22ª edição da Feira Internacional de Franquias no México

ABF participou da 22ª edição da Feira Internacional de Franquias no México

ABF participou da 22ª edição da Feria Internacional de Franquicias, que ocorreu de 5 a 7 de março na Cidade do México, realizada pela Asociación Mexicana de Franquicias. A Feira tem por objetivo promover, divulgar e fomentar o desenvolvimento do sistema de franquias no segundo maior mercado do setor na América Latina.

Este ano a feira ocupou uma área de cerca de 6.000 m2, onde 250 empresas expuseram seus conceitos e produtos para um público estimado em 30 mil pessoas durante três dias de evento.

Assim como no Brasil a crise econômica tem favorecido o setor, que apresentou uma taxa de crescimento significativo em 2008 (10% contra um crescimento do PIB de 4,5%). Há hoje no México cerca de 850 redes, num total de aproximadamente 60 mil pontos de vendas (unidades).

Este ano o ponto forte da feira foi a apresentação de um programa de desenvolvimento para a franquia mexicana, encabeçada pelo Governo Mexicano e a Associação Mexicana de Franquias, que prevê uma grande alavancagem para o setor por meio de linhas de financiamento muito atraentes. O Plano Nacional de Franquias (PNF) - disponibiliza linhas de crédito que em 2009 devem atingir os US$ 23 milhões de dólares, sendo que o candidato a abertura de uma franquia poderá solicitar até US$ 17 mil dólares, com prazo de pagamento em 36 meses, sem juros e sem garantias, e que até o momento também não registra inadimplência. 

Outro destaque do evento foi a 11ª Edição do Prêmio Nacional do Franchising, organizado pela AMF; onde 18 categorias do setor foram premiadas por sua atuação em 2008. Na ocasião a rede brasileira Spoleto levou o troféu na categoria Alimentação e Bebidas. A rede já possui 8 unidades em operações no país e mais 4 a serem inauguradas. A meta para 2009 é de fechar o ano com um total de 25 lojas, entre abertas e assinadas

Durante o evento ocorreu a reunião dos membros da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), e a novidade foi a entrada da Colômbia como novo país membro da Federação - agora são 10 - Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Guatemala, México, Peru, Portugal e Venezuela. Na ocasião, o representante do governo mexicano Rafael Manzo apresentou o PNF em detalhes, que servirá de modelo para o desenvolvimento e aprimoramento de ações semelhantes nos países membros.

Cada país falou sobre o desempenho do setor em 2008 e as perspectivas para 2009. O grupo concluiu que a crise financeira internacional favorecerá o desenvolvimento do setor de franquias na América Latina e deverá receber fortes investimentos de redes internacionais, que buscam novos mercados para desenvolver seus projetos de expansão.

A ABF também realizou uma reunião com representantes do - International Council of Shopping Centers (ICSC), na qual foram discutidas ações para o desenvolvimento do acordo de cooperação entre as duas entidades, e já prevê a presença do ICSC na feira da ABF e a presença da ABF na convenção do ICSC no mês de outubro no Panamá, onde haverá debates sobre franquias.

Fonte: DFreire

Notícias Semelhantes

Mídias Sociais

104K

Follow

Leia Mais Sobre Acontece no Franchising

Últimas Notícias

Ver mais