Microfranquia é opção de negócio para quem sonha em ter a própria empresa, mas tem pouco dinheiro para investir - Perfil - Portal Sua Franquia - O Portal dos Bons Negócios

Microfranquia é opção de negócio para quem sonha em ter a própria empresa, mas tem pouco dinheiro para investir

Enviado em 28/03/2012 às 14:37:01
franquia, franquias, microfranquias, franquia home based, franquia dr faz tudo, franquia home depil, franquia dr jardim, franquia home angels

Quem nunca um dia pensou “queria ser o meu próprio patrão” ou “gostaria de ter a minha empresa”. Pois esses pensamentos podem se tornar realidade com o advento das microfranquias, franquias com investimento inicial de até 50 mil reais.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF o número de microfranquias saltou de 213 pra 336. Elas já representam 17% do total de marcas e 4% do faturamento do setor, ou seja, R$ 3,7 bilhões “As microfranquias vão ao encontro da inclusão social, já que com o baixo investimento possibilita a entrada de mais brasileiros nesse ramo de negócios”, ressalta o diretor do Grupo Zaiom – Artur Hipólito.

O Grupo Zaiom - pioneiro em microfranquias home based, com mais de 500 operações em todo o Brasil,  oferece diversas opções de negócios para diferentes perfis empresariais, são elas: Home Angels – cuidadores de idosos, Doutor Faz Tudo – manutenção predial, Dr. Jardim – jardins e piscinas e Home Depil – fotodepilação em domicílio. Todas as microfranquias do Grupo Zaiom contam com investimento inicial de no máximo R$ 30 mil reais e com previsão de retorno do investimento entre 6 e 18 meses.

O fato de trabalhar no sistema Home Based é outro fator positivo, pois não acarreta gastos extras com aluguel, água, luz e impostos de um imóvel comercial.  De acordo com Artur, as microfranquias do grupo são destinadas a diferentes perfis, como os recém formados que não conseguem uma colocação no mercado por falta de experiência em carteira,  o aposentado que não quer parar de trabalhar e também para aquele que perdeu o emprego e não consegue uma recolocação por causa da idade. Porém, antes de investir na abertura de uma microfranquia é importante avaliar as seguintes questões:

1.    Vença o medo de empreender, sem essa decisão não se chega a lugar nenhum. “Vencer esse medo não é uma decisão isolada, mas uma ação diária e para o resto da vida, pois essa decisão faz parte do mundo do empreendedorismo”, comenta.
2.    Avalie seus dons e talentos, nem sempre o que é bom para um amigo, é bom para você. Verifique se existe compatibilidade entre o negócio a vista e as suas habilidades.
3.    Avalie o negócio em fontes confiáveis, verifique a empresa está credenciada em  associações, pois dificilmente uma empresa ficará sem se associar a uma organização. No setor de franquias e microfranquias, a organização que pode fornecer informações é a ABF.
4.    Verifique se o investimento necessário é do tamanho do seu bolso. Tenha também um dinheiro à parte para atender suas necessidades pessoais e não misture o dinheiro direcionado à empresa com o dinheiro das necessidades da família.
5.    Pesquise sobre o franqueador. Verifique suas experiências profissionais e história de vida. Converse também com franqueados da rede.
6.    Ao adquirir uma franquia, faça do treinamento inicial um momento de aprendizado e treine bastante. “Quando entrar em campo, siga as orientações do seu técnico, pois franquia é um time, e não um esporte individual”, ressalta.
7.    Trabalhe como nunca trabalhou antes. Coloque em prática todas as suas habilidades, dons talentos e principalmente vontade de trabalhar.
 


Amoo Bijoux

As + lidas

24 horas 7 dias 30 dias
Fórum