Franquias atraem clientes com ações locais

Enviado em 14/05/2013 às 14:38:56
franquia, franquias, franquia depilação, dpil, franquia estética, marketing local

Ao apostar em uma franquia, contar com o suporte de marketing oferecido pela rede é um dos diferenciais mais valorizados. No entanto, para suprir necessidades locais, uma das estratégias de empresas como a D´pil, referência no setor de estética, é incentivar que cada franqueado desenvolva ações pontuais em sua cidade, bastando que normas de qualidade e respeito ao padrão de comunicação da marca sejam respeitados.

“O franqueado que conta com as ações da rede estará bem assistido em relação ao marketing. No entanto, muitos podem ir além e fazer muito mais pela divulgação de seu negócio. Afinal, ninguém melhor que o próprio franqueado para entender as necessidades de sua região”, afirma o diretor geral da D'pil, Marlon Sampaio.

Rosana Granges, franqueada da D'PIL em Ribeirão Preto (SP), aumentou em 400% o fluxo de clientes e em 60% o número de vendas, com ações locais. A empreendedora adquiriu sua primeira unidade da D'pil em Ribeirão Preto, em 2010, por R$ 95 mil. Em nove meses obteve o retorno do investimento e já abriu uma nova unidade na região.

A franqueada, que em seu primeiro mês de funcionamento contava com 50 clientes por mês, hoje conta com uma média de 250, um aumento de 400%. A meta para o mês de abril é aumentar esse número em 30%. “Nós investimos em muitas ações de marketing como, por exemplo, promoções em mídias sociais, carros de som, publicidade em revistas da região, patrocínio de corridas locais e parceria com grandes promoters da cidade”, afirma Granges.

Entre as ações locais, a franqueada criou uma promoção para o lançamento de um novo creme, com sessões gratuitas de fotorrejuvenescimento. “Em apenas um mês, com um simples banner, as vendas do creme aumentaram 60%”, comenta Granges.

As próximas estratégias para esse mês já estão traçados e o investimento será em um novo banner com todos os serviços oferecidos na unidade, que será distribuído em restaurantes, lojas e salões de beleza da cidade. “As ações da franqueadora ajudam bastante no aumento de fluxo de clientes, mas é importante que também criemos outros métodos para nos tornarmos uma franquia de sucesso”, finaliza Granges.

Yara Luna, responsável pela D'PIL em Caraguatatuba e São Sebastião (SP), traçou ações promocionais e de marketing em pontos com grande concentração de pessoas, o que gerou aumento na quantidade de clientes. "Minhas unidades estão em regiões com apenas 100 mil habitantes e que possuem muitos aposentados e pessoas que muitas vezes não se interessaram por tratamentos de estética". Para driblar o problema, além de distribuir panfletos pelas cidades, Luna apresenta a D'pil em pontos de grande concentração de pessoas, como escolas. "Realizamos apresentações sobre o tema durante reuniões pedagógicas, oferecemos brindes às professoras, pedagogas e diretoras e explicamos como funciona a fotodepilação". Para isso, a franqueada possui uma lista com todas as escolas e agenda sessões gratuitas com esses profissionais. Luna explica que, por serem bastante influentes, é muito importante que eles conheçam a D'pil para disseminarem a marca.

Outros pontos de bastante aglomeração de pessoas são os restaurantes. A franqueada conta que eles costumam realizar sorteios nesses locais. "Colocamos uma urna e um banner nos restaurantes e todos que participam acabam ganhando uma sessão de fotodepilação, mas apenas um é premiado com cinco sessões. Daqueles que ganham apenas uma sessão, 40% continuam o tratamento".
Todas essas ações ocorrem em paralelo ao patrocínio às peças teatrais da cidade. "Ambas as cidades possuem pouco movimento cultural, então, quando ocorre um, sempre acaba sendo um sucesso. Houve casos em que o próprio artista, durante o espetáculo, sorteou um pacote de sessões de fotodepilação", comenta Luna.

:: Conheça o modelo de negócio da franquia D'pil


Jiva

As + lidas

24 horas 7 dias 30 dias
Portobello Shop