Como é um manual de franquia?

Enviado em 14/11/2011 às 14:29:35
franquias, franqueados, franqueadores, manuais, rede, implantacao, administracao, controle, marketing, vendas, empreendedor, operacao, produtos, servicos, treinamento, negocios

Um manual de franquia deve retratar fielmente à realidade a que se propõe, pois ele é a ferramenta que representa  a transferência de know how do franqueador para o franqueado. Servirá de orientação para o franqueado no dia a dia da operação bem como ferramenta para treinamento  de seus funcionários.

Normalmente, são 4(quatro) os principais manuais de uma rede:

?         Manual de implantação: Deve ser fidedigno à implantação de uma franquia, de modo que o empreendedor se sinta seguro nos investimentos que vai fazer, sendo assertivo em suas decisões nessa fase que vai da assinatura do contrato até a inauguração efetiva da franquia.

?         Manual de Administração e Controle: Esse manual serve para orientação na gestão da franquia, relacionada à área financeira, administrativa e recursos humanos.

?         Manual de Marketing e vendas: Como o próprio nome diz, é nesse manual que o franqueado se guiará para realizar a divulgação da franquia e seus produtos, bem como orientar seus funcionários quanto ao atendimento dos clientes.

?         Manual de operação: Neste manual estarão detalhados os produtos que serão comercializados pela franquia, com suas características e especificações.

Dependendo do tipo do produto/serviço da franquia, outros manuais podem ser necessários em decorrência das peculiaridades do negócio,  e também, podem variar em relação à nomenclatura.

Tão importante quanto a fidelidade das informações é a atualização dos dados. Um manual de franquia nunca é estático, assim como a rede, ele sofre interferências de mercado, economia, tecnologia, inovações, etc. Portanto, o manual deve ser disponibilizado aos franqueados de modo que suporte as devidas atualizações.


Jiva

As + lidas

24 horas 7 dias 30 dias
Portobello Shop