Livraria Nobel

Enviado em 31/12/1969 às 21:00:22

A Livraria Nobel foi fundada em 1943 pelo imigrante italiano Cláudio Milano. A primeira loja ficava localizada na Rua da Consolação, 49, bem no centro de São Paulo, muito próxima a biblioteca Mário de Andrade, um dos principais pontos culturais da cidade na época.

Na época Livraria comercializava livros, materiais de papelaria e principalmente apostilas mimeografada o que lhe rendeu o  apelido de Casa das apostilas entre os estudantes da época. Neste período foi criada a Editora Nobel, que, assim como a Livraria, possui 65 anos de história e hoje, com quatro selos editoriais (Nobel, Marco Zero, Studio Nobel e Zastras), coleciona mais de três mil autores em seu portifólio. 

Com grande reconhecimento por sua qualidade no atendimento e principalmente de seus serviços, a Livraria Nobel abriu sua segunda unidade na Rua Maria Antônia, muito próxima a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o que tornou a mesma mais popular entre estudantes e jovens da época.

O rápido crescimento começou principalmente a partir de 1992, quando a Nobel escolheu o Sistema de Franchising para expandir seus negócios. Uma decisão pioneira na América Latina, fundamentada na constatação de que a presença do “dono” franqueado na loja aumenta a fidelidade da clientela e a produtividade dos funcionários, gerando maiores vendas e lucros.

Logo depois foram abertas as unidades localizadas no Brooklin, Itaim e atingiu, em 15 anos, a marca de 200 unidades, distribuídas por 105 cidades, 21 estados e, além do Brasil, na Espanha, Portugal, Angola e México, o que lhe rendeu o título da maior rede de franquias do país!

Buscando sempre oferecer o melhor aos seus franqueados, em 1998 a Livraria Nobel abriu sua primeira unidade dentro do conceito “Mega Store”. São lojas com maior área física que têm como objetivo proporcionar às pessoas mais do que uma livraria: um local com diversas opções de lazer e cultura, além de um completo mix de produtos, como livros, CDs, DVDs revistas, papelaria e presentes; o que foi, instantaneamente, um sucesso do setor.

Mas as invenções não ficaram só nisso. Para adequar seu modelo de franquia ao potencial de cada região, a Nobel criou em 2001 um modelo de loja compacta que pode funcionar em pontos alternativos tais como hospitais, lojas de conveniência, postos de gasolina, grandes condomínios, clubes, empresas, universidades, hipermercados, etc. Além de ser a primeira a estar dentro de um estádio do Morumbi, sonho realizado em fevereiro de 2009, no estádio do Morumbi, em São Paulo.

A qualidade e o compromisso oferecido à população pela Rede de Livrarias Nobel já foi reconhecido diversas vezes através de prêmios conquistados pela mesma que, este ano foi eleita, pela segunda vez, a melhor rede de franquias, na categoria Lazer (2006 / 2009) e pelo 4º ano consecutivo, a melhor rede de livrarias do país (2006/2007/2008/2009). 

A Livraria Nobel é uma das principais empresas do Grupo Franchising Ventures, holding lançada em junho de 2007, especializada no segmento de franquias. E hoje, a Livraria Nobel, assim com as outras marcas da Franchising Ventures, possui um projeto de expansão nacional e internacional, buscando assim parceiros para a difusão das marcas.

Saiba sobre o segmento: Franquias de Livraria e Papelaria

Jiva
Leardi

As Histórias + lidas

24 horas 7 dias 30 dias