Como abrir uma loja de produtos de limpeza?

Conheça o mercado, as possibilidades e exemplos de franquias de limpeza, o setor que mais cresce no Brasil

Investir no ramo de limpeza e conservação no Brasil pode ser uma boa ideia para quem quer empreender. Especialmente porque, comercialmente, empregar tempo e dinheiro no que é básico, como limpeza, alimentação e higiene, pode ser um tipo de blindagem muito eficiente contra a crise econômica. Hoje as ofertas de franquias no ramo são muito maiores e com inúmeras possibilidades, que vão desde a conservação de espaços públicos à prestação de serviços e produtos domésticos de limpeza.

 

Conheça o mercado

O mercado de limpeza pode ser considerado um fenômeno recente do segmento econômico de micro e pequenas empresas.  É o setor que mais cresce no país. Em 2016 o Brasil pode ter galgado o terceiro lugar no ranking mundial de produtos de limpeza doméstica e já pode deixar para trás países como Estados Unidos, China e Japão.

A manutenção do lar lidera o ranking de gastos dos brasileiros, com 25,5% do total. Estatísticas revelam que 66% das empresas do setor têm até 20 funcionários e cerca de 5% têm média acima de 500 funcionários. O mercado é composto basicamente de 95% de micro, pequenas e médias empresas.

Existem algumas vantagens conseguidas ao montar uma loja de produtos de limpeza ou serviços de limpeza doméstica, de espaços públicos ou empresas, como a manutenção relativamente fácil do negócio, que requer conhecimentos básicos de varejo.

 

Plano de negócios

Mas planejar é preciso. Elabore um plano de negócios contendo um estudo do potencial de mercado na região onde pretende abrir a sua franquia de limpeza e faça o levantamento do material necessário, do número de funcionários, público-alvo, concorrentes e diferenciais da sua marca.

Geograficamente, o mercado com maior potencial se concentra nas regiões Sul e Sudeste onde encontramos cerca de 72% das empresas prestadoras de serviço e dos trabalhadores do setor.

Para firmar contratos junto aos órgãos da administração pública, a empresa deverá participar dos procedimentos licitatórios e ficar atenta para o fato de que é requisito para a celebração de contratos a demonstração de experiência por meio de Atestados de Capacidade Técnica.

O ponto comercial também é uma parte importante dessa escolha. Existem duas possibilidades mais interessantes para esse tipo de negócio: bairros e grandes centros comerciais. O primeiro pode contar com uma fidelização maior dos clientes, enquanto o outro oferece oportunidades em potencial dentre as empresas dos arredores, basta saber quanto você quer e pode investir no seu novo empreendimento.

Ao escolher um bairro mais residencial, existe a vantagem de ganhar o cliente com mais facilidade, com preços competitivos, mas também com atendimento amigável. Já nos grandes centros comerciais, a possibilidade de participar de concorrências de empresas e fornecer material em larga escala são vantagens estratégicas reais.

Ao montar o estoque, é importante realizar uma pesquisa de mercado e fazer um fluxo de mercadorias de acordo com a sua localização e as projeções da pesquisa realizada. Optar por dois tipos de produtos: baratos e estabelecidos no mercado podem ser um bom caminho para atrair diferentes públicos.

 

Público alvo

Um fator que deve ser levado em consideração é a falta de profissionais capacitados atuantes nos serviços de limpeza. O setor público também é algo em que se pode investir de maneira segura, 90% de instituições que praticam a terceirização são órgãos públicos, isso representa 60% do faturamento do setor de conservação e limpeza. Apesar disso, um estudo de mercado pode mapear com mais precisão as necessidades do seu entorno e fazer com que a oferta seja mais assertiva.

 

Diferenciais

Alguns diferenciais podem ser o fator de escolha do seu cliente e uma real vantagem competitiva, como oferecer estacionamento, estar perto de lugares em que as pessoas passam bastante tempo, como paradas de ônibus, além da instalação de banheiros.

O valor a ser investido inicialmente para montar uma loja de produtos de limpeza gira em torno de R$ 70 mil. Nestes custos estão incluídos o valor de montagem da loja, produtos, estrutura e também de serviços mensais para os primeiros dois meses como internet, água, luz e telefone, bem como os custos com funcionários.

 

Documentação

Como você vai lidar com produtos químicos, alguns documentos a mais podem ser necessários. Mas, em suma, para abrir a sua loja de produtos de limpeza são necessários:

a abertura de firma, registro de CNPJ e da loja em órgãos competentes como a junta comercial da cidade, prefeitura e corpo de bombeiros, possivelmente alvarás que comprovem a segurança de funcionários, clientes e vizinhos do seu estabelecimento comercial.

 

Exemplos 

JAN-PRO: empresa de serviços de limpeza comerciais, que atua em diversos segmentos do mercado: limpeza hospitalar, em cozinhas, shoppings etc.

Ncars: microfranquia de limpeza automotiva a seco e produtos de limpeza para carros ecologicamente seguros.

House Shine: franquia portuguesa de limpeza doméstica, que propõe um conceito diferente, sem rodos ou vassouras.

 





Serviço de Atendimento ao Cliente: